O especial de fim de ano que vai marcar a história das web rádios otakus do Brasil!

Algum dia você já pensou em ver as maiores Web Rádio otakus juntas trazendo diversão em um super-mega especial de fim de ano? Acho que não! Mas acredite, isso vai acontecer!

21/12/2018 Última edição em 21/12/2018 às 11:16:07

Yoooo pessoal!

Se você ainda está por fora e não está sabendo da novidade para esse fim de ano, se segura na cadeira e se prepara! As maiores Web Rádios otakus do Brasil estarão juntas, para trazer a você um super-mega especial de fim de ano! Então já anota aí na sua agenda: dia 22 de dezembro a partir das 18h as rádios Akiba, Blast, Branime e JHero estarão juntas fazendo um super programa ao mesmo tempo e transmitindo simultaneamente.

Não acredita? Na verdade, acho que ninguém algum dia pensaria ou imaginaria ver as maiores Web Rádios otakus juntas, trazendo diversão, em um especial de fim de ano, certo? Bom, isso não é bem assim. Essa ideia poderia até ser distante para os ouvintes, leitores e, talvez, para alguns membros das Web Rádios, mas para os administradores, ela já estava martelando na cabeça de cada um a um tempinho, só faltava o empurrãozinho. Duvida? Pois bem, eu mesmo resolvi conferir isso com os próprios administradores representantes das Web Rádios Akiba, Branime e JHero, e olha o que eles me disseram!

Kotaro (JHero) - Então... Eu já havia pensado, sim, que alguns dias as rádios podiam fazer alguma coisa juntas, porque eu fui ouvinte de todas as Web Rádios antes de virar membro da JHero. Então sempre foi uma esperança minha que a gente chegasse a um acordo. Mas tem aquela... Muita gente acha que as rádios [...] tinham umas brigas internas gigantescas, eu nunca vi dessa forma. Vi como disputa, na maior parte do tempo, 100% saudável entre todas as rádios, além das quatro que estão aqui [...]. Então eu sempre tive a esperança de ter um especial entre as rádios. A questão é aquela né... O contato entre a gente sempre foi muito difícil e alguns membros não receberam muito bem. Eu, particularmente, estou muito feliz disso estar acontecendo. Independente de como evolua, para mim já é uma mega vitória para todas as rádios.

Koema (Branime) - Eu já cheguei e pensar em algo assim lá no passado, mas fiquei muito feliz e empolgado com a proposta do projeto em reunir as equipes e realizar um evento desse tipo.

Takashi (Akiba) - Sim, essa era uma ideia que eu já tinha na cabeça há um bom tempo, nunca pensei que isso fosse impossível, por isso sempre acreditei na possibilidade da realização desse evento.

Pois bem Blasters, isso realmente está acontecendo e acho, também, que você deve estar se perguntando como que toda essa ideia surgiu, se desenvolveu e culminou nesse evento mais que especial!

Acredite ou não, as mudanças no cenário das Web Rádios temáticas mudaram muito ao longo dos anos, e essas mudanças puderam ser vistas e sentidas por todos que se esforçam para levar um conteúdo de qualidade para os fãs de cultura oriental. Pensando nessas mudanças, Nobunaga, um dos administradores da Blast, disse que passou a enxergar as demais rádios como  aliadas, considerando que todas elas têm o mesmo objetivo: levar a cultura oriental para os quatro cantos do país, quiçá do mundo, e unir as pessoas que têm gostos similares por essa cultura. Considerando isso, é muito bom que haja uma diversidade de Web Rádios, pois assim o público sempre tem várias opções e assim, o segmento todo cresce junto. 

Pensando nisso, em 2016, Nobunaga comentou brevemente com o Dj Momonari, que na época fazia parte do casting da rádio JHero, que sonhava em um dia fazer um programa simultâneo entre as duas rádios, nos moldes de um grande especial de fim de ano, unindo os elencos e interagindo por algumas horas.

Em 2017, durante as conversas que tratavam do retorno do Momonari à Blast, Nobunaga voltou a comentar que ainda estava com a ideia do especial em mente. A essa altura, o projeto seria algo bem simples: um programa de no máximo 1 hora, onde houvesse uma gincana entre os integrantes das rádios, uma disputa bem amistosa, apenas para a diversão dos ouvintes. 

Na época, apesar de idealizar, ele encarava essa ideia como algo quase utópico, muito difícil de se concretizar, já que ele achava que dificilmente outras rádios aceitariam fazer um evento desse tipo. Para que essa ideia vingasse de alguma forma, a Blast chegou a entrar em contato com outras Web Rádios fora do Brasil (México, Espanha e Colombia), mesmo sabendo que seria muito difícil haver um acerto devido a dificuldade de comunicação, afinal teríamos um programa em espanhol e português, e também por questões relativas ao fuso horário, ou seja, a ideia foi engavetada, pelo menos por enquanto.

Em meados 2018, esse projeto é retomado. No dia 19 de julho Nobu explicou seu projeto para o Joke, administrador-mor da Rádio Blast, o qual achou muito interessante, principalmente pela iniciativa partir da própria Rádio Blast. Pronto! Nobu já tinha o aval para pô-la em prática, faltava apenas que as demais Web Rádios aceitassem participar, ou seja, o mais difícil xD.

Algum tempo depois, através do Dj Roger Ventura, o Nobu acabou iniciando uma amizade com Takashi, administrador da Rádio Akiba, o qual gostou da ideia de fazer um especial em conjunto e abraçou a causa. Isso encorajou o nosso administrador a convidar as demais rádios. Aproveitando que já mantinha um certo contato com as demais rádios, para a troca de informação sobre candidatos a locutores, ele resolveu marcar uma reunião com os todos os administradores: Arkeus (Branime), Lexus, que indicou o Kotaro para representar a JHero, e com o Takashi (Akiba), que já havia confirmado presença no programa especial. 

Nobunaga não perdeu tempo e já marcou para o  20 de julho uma reunião com todos os administradores das rádios, para a apresentação do projeto, e para a surpresa de muitos incrédulos, as 3 rádios aceitaram, inclusive ajudando a aprimorar a ideia inicial, sugerindo quadros e participando ativamente para que tudo desse certo.

Mas será que todos eles foram pegos de surpresa com a proposta vinda da Blast? Bom, isso eles mesmos podem responder.

Kotaro (JHero) - Como é que a gente reagiu a notícia do especial?! Eu vou ser bem sincero, eu sou o cara mais pé atrás da história, tá ligado?! Então quando veio o convite, eu fui o primeiro a ficar meio assim, mas como foi um das coisas que eu sempre quis, então eu resolvi tocar a bola pra frente e assumir o risco, tá ligado?! Tipo, eu acho que o maior problema do trabalho entre as rádios é que [...] muita gente achava que ia dar errado, então ninguém queria pegar a frente do projeto que nem, por exemplo, o Nobunaga que deu a cara para bater e disse “não, vamos fazer”, entendeu? Então quando eu vi que os membros das outras rádios também estavam dispostos a participar do projeto, eu daqui de dentro da rádio dei a cara para bater e falei "vamos fazer". De primeiro momento foi um pouco susto, tá ligado?! Mas como as rádios hoje em dia são mistas de membro de várias outras rádios que já passaram, do ponto de vista geral a galera recebeu muito bem e fico meio assustada, porque é a primeira vez que a gente faz isso, mas no fundo todo mundo ficou muito feliz, pelo menos foi o que eu senti.

Koema (Branime) - Todos reagiram com muita alegria e estão contando as horas para poder se divertir e curtir ao máximo com os ouvintes.

Takashi (Akiba) - A reação que mais descreve a equipe Akiba é a felicidade de poder colocar em prática um projeto ambicioso e original como este que irá acontecer. Não foi bem uma proposta, até porque algumas semanas antes da Blast propor a transmissão em cadeia, eu e o Nobunaga já havíamos conversado sobre estas ideias mútuas, era só questão de tempo.

Após algumas reuniões cheias de momentos de descontração, mas também com muitas discussões sérias sobre como seria a organização e as regras do que viria ser o "Otaku Festival", e depois de muitas mensagens no grupo dos administradores no whatsapp, tudo já está prontinho (ou quase xD) para você leitor e ouvinte acompanhar esse momento épico das Web Rádios otakus do Brasil, e curtir, claro, a participação de membros de uma Web Rádio em quadros de outras Web Rádios e muito mais! Bom, apesar de que a participação de membros de uma Web Rádio em outra, não é uma coisa assim tão de outro mundo, e os administradores concordam comigo.

Kotaro (JHero) - Então... Ter membros da minha rádio em outras rádios, isso para mim já era bem comum, porque em outras épocas membros já vieram me perguntar se poderiam fazer uma participação no programa de alguém e se poderiam trazer alguém para fazer uma participação, e desde da minha época da JHero como administrador eu sempre encarei isso muito bem. Então pra mim foi tranquilo entendeu, porque é que aquilo que eu falei [...], eu acho que a gente realmente tem que trabalhar juntos. Tem que ter uma competição? Tem! Porque a competição leva a gente para frente, mas é uma coisa saudável, mas a gente também tem que interagir entre a gente para manter o meio vivo, senão a gente morre em algum momento.

Koema (Branime) - Os que participaram gostaram demais e eu fiquei muito orgulhoso da equipe, pois ninguém se mostrou incomodado ou demonstrou alguma competição ou outro tipo de arrogância com membros das outras rádios.

Takashi (Akiba) - Diferente é o que descreve melhor, estamos acostumados com nossa grade de programação fixa e aos programas pré estabelecidos com os seus roteiros, que ouvir qualquer outra coisa... É um choque de diferença kkk... E essa união colaborativa entre os Djs de todas as rádios é sem dúvidas um momento memorável não só para os nossos ouvintes como também para nós mesmos que jamais esqueceremos este dia!

E para terminar com um clichê dos grandes, é claro que eu não poderia deixar de perguntar a eles qual a perspectiva de cada um para o "Otaku Festival" e o que eles esperam do relacionamento entre as Web Rádios após o especial, confere o que eles me disseram:

Kotaro (JHero) - Minha perspectiva para depois do Otaku Fest... Nossa difícil essa! Eu acho assim, depois desse primeiro especial espero que as rádios criem uma proximidade maior, não só em relação aos administradores - que nem a gente está tendo uma conexão bem bacana, todo mundo-, mas também entre os próprios membros. Que os Dj’s das rádios se aproximem mais, sacas? Porque querendo ou não, um dia a gente que é administrador vai sair e eles são o futuro das rádios. Então a minha expectativa e que isso aproxime mais as rádios como um todo para quem sabe gerar outros tipos de projetos juntos, outros especiais juntos, quem sabe mais para frente, no futuro, até programa que aconteça em ambas às rádios, só que em dias diferentes, do mesmo programa, sabe?! Então eu tenho boas expectativas para o futuro.

Koema (Branime) - Espero que esse festival seja um de muito e vire uma tradição entre as rádios. E espero que essa relação entre as rádios aumente a cada dia, pois somos um mesmo grupo de modo geral e apenas estamos em sites diferentes, mas sem brigas ou coisas do tipo que não fazem sentido afinal, uma boa relação entre pessoas e meios de comunicação faz o conteúdo ser cada vez melhor para o ouvinte e o público tende a gostar mais e se tornar fiel.

Takashi (Akiba) - Sem dúvidas já penso em uma segunda edição, quem sabe até maior que a primeira e convidar mais rádios otaku para participarem também. Penso que este momento serve tanto como um especial diferente, quanto um gatilho para compartilhamento de ideias e acima de tudo uma confraternização de colegas que, apesar das emissoras em que se estabeleceram, têm em comum o amor pelo rádio, pela locução, pelos animes e pela música que tocamos.

Então é isso pessoal! O grande dia está chegando e todos os membros dos 4 Web Rádios estão tão ansiosos quanto você leitor/ouvinte. Então não perca. Marque no seu calendário e desfaça todos os seus compromissos, porque dia 22 de dezembro a partir das 18h, a Rádio Akiba iniciará o festival, seguida pela Rádio JHero às 20h, Rádio Branime às 22h e a Rádio Blast às 0h.  Isso vai ser histórico, e você não pode deixar de participar do Otaku Festival!




1 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
Joke
10 meses atrás
Magnífico pessoal, admiração enorme pelo empenho de todos em fazer esse evento acontecer, espero que muitos outros projetos paralelos envolvendo todas continuem acontecendo. Sucesso!