Não é Miojo... é Lamen!

Confere aí!

01/02/2016 Última edição em 01/02/2016 às 00:00:00

Vamos conhecer um pouquinho sobre um dos pratos que mais dão água na boca em quem assiste a animes ou lê mangás, o “Lamen”!

O Lamen surge na história do Japão na era Meiji, em 1910 (a mesma do Rurouni Kenshin), quando abriu, em Tokyo, o restaurante “Rai Rai Ken”, que servia comida chinesa como o “Shinasoba” (macarrão chinês fino e comprido) com um caldo de Shoyu (molho de soja), fatias de châshû (lombinho de porco), de naruto (pasta curtida à base de peixe) e cebolinha picada.

O prato passou a se chamar “Liao-Men” (men - macarrão - do liao), em 1922, no restaurante “Takeya”, na cidade de Sapporo, onde dizem que o cozinheiro costumava responder as reclamações do dono do restaurante com a expressão “Haoliao” (está pronto), que acabou dando nome ao prato  "Lámen", que hoje em dia tem várias formas diferentes de temperos.

Lamen (Lámen) ou (Raamen, Rãmen)!

Em japonês, a escrita correta é Rãmen ou Raamen, porém, por não existir o fonema “ra”, a pronúncia fica como Lámen, que acabou sendo o nome popularizado no Brasil.

No Japão, o prato é tão popular que alguns restaurantes têm filas que chegam a dar volta no quarteirão, com a curiosidade da forma como os japonês o consomem, quente, em pé e extremamente rápido.


E o lámen do Naruto?

Talvez o personagem que mais comeu pratos de Lámen tenha sido o Naruto, e o prato do Ichiraku Miso Ramen é bem famoso e tem até receita. Essa do pessoal do geekcouple é bem detalhada e tem até vídeo.


É Miojo?

O miojo é um tipo de macarrão pré-cozido que fica pronto com o acréscimo de água quente, normalmente é do tipo talharim, yakisoba, entre outros, o “Lamen” que faz referência ao formato (comprido e fino).

O Miojo surgiu em 1958, onde no faminto Japão pós-guerra, o sr. Momofuku Ando, funcionário da empresa de alimentos Nissin, queria fazer alguma coisa para ajudar a combater a fome e criou um produto barato e de fácil preparo.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta