Komainu - O Cão Leão Sagrado

Confere aí!

06/04/2016 Última edição em 06/04/2016 às 00:00:00

Saiba mais sobre essa criatura metade leão, metade cachoro, guardiã dos santuários e templos japoneses
 

O Komainu (ou Shishi) é uma criatura sagrada, guardiã dos santuários e alguns dos templos xintoístas japoneses. Metade leão, metade cão, ele é uma criatura feroz e nobre. Apesar de sua aparência variar muito conforme o tempo, a sua função e significado continuam os mesmos: agir como guardiões sagrados para previnir a entrada de maus espiritos. O Komainu é sempre representado em pares posicionados na esquerda e direita, sendo que um é macho (representado com a boca aberta) e outro uma fêmea (representada com a boca fechada). Segundo a lenda, a fêmea protege os que vivem no interior do lugar que guarda, enquanto o macho protege a estrutura em si.

Em santuários, sua imagem é colocada nos beirais, como telhas decorativas chamadas de Onigawaras. Geralmente o Komainu é feito de pedra, mas também é encontrado feito de outros materiais como: cerâmica, bronze, ouro, madeira ou ferro. Mas como se deu a origem dessa tradição se leões não são tradicionais do país? É bem provavel que essa tradição tenha sido importada da Índia, a figura do leão foi trazida através do budismo, que, atráves da Rota da Seda, alcançou China, Coréia (atualmente Sul-Norte) e Japão.

Curiosidades Adicionais:

- O Komainu é conhecido por outros dois nomes: Shishi (leão em japonês), Karashishi (Kara = kanji para designar "China", ou seja, leão chinês). Komainu também possui significado, Koma = kanji que significa uma antiga parte da Coréia, Inu = cão, ou seja, cão coreano.

- Na China, o Komainu é mestre de todos os felinos, defensor da lei e protetor dos prédios sagrados. É considerado um símbolo de poder, sucesso, realeza, força, sua imagem era bordada nas roupas da corte chinesa. Já nas Coréias, a cabeça de um Komainu é considerada mais forte que um capacete.

- Além de ser protetor de santuários e alguns templos, no Japão, o Komainu também é usado para proteger túmulos.

- Em alguns lugares, o Komainu macho possui a forma de Shishi (leão), enquanto a fêmea possui a forma mesclada de leão e cão.

- Sua origem também pode estar na Coréia, apesar da origem pela Índia ser a mais confiável.

- O Komainu pode ser visto em alguns animes, jogos e, principalmente, em tatuagens. Por exemplo, no anime Beelzebub (imagem acima), Koma é um demônio controlado pela personagem Aoi, ele é capaz de se materializar em um enorme cão-leão. Além disso, o pokémon Arcanine pode ter sido inspirado em um Komainu.

 

Fontes: Cultura Japão, Wikipédia e Magia Oriental
Imagens: Google e Cultura Japão

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta