Hyokan, as hospedarias tradicionais japonesas

Uma boa viagem requer um bom hotel certo? Mas que tal uma tradicional hospedaria japonesa para entrar no estilo de vida de vida japonesa!

23/07/2018 Última edição em 23/07/2018 às 11:53:24

Olá Pessoas!

Hoje é dia de conhecer mais um pouquinho dos costumes do nosso querido Japão, essa cultura que, como diz o nosso querido ou odiado redator Meglias, nos surpreende e encanta!

Você sabe o que é um Hyokan?

Hyokan é o nome das tradicionais hospedarias japonesas. Surgiram  no século VIII d.C., no período Keiun. São construções de no máximo dois andares feitas em madeira e que, se comparada a construções japonesas modernas, tem um tamanho consideravelmente maior. Atualmente o número de Hyokan tradicionais tem diminuído, devido aos preços não muito acessíveis, mas isso devido ao surgimento de Hyokans modernos, baratos, pequenos e adaptados ao estilo de vida atual das pessoas e surgimento de hotéis como nós conhecemos aqui no ocidente, que tem preços extremamente baixos.

 

De qualquer forma é uma ótima opção para quem pretende fazer uma viagem ao país asiático e deseja ter uma experiência de viver alguns dias ao estilo de vida japonês. Por ser tradicional, os funcionários vestem quimonos, o seu interior é totalmente revestido com tatames (Não se esqueça de tirar os sapatos para entrar, hein!). A curiosidade mais interessante é que os quartos não são numerados , eles recebem nomes de flores ou de plantas (Eu já me imaginei no quarto “Sakura”ahaha). Outro costume é apresentar o quarto ao possível hospede e caso ele goste e resolva se hospedar, lhe é servido chá verde e bolo antes do registro no hyokan.

 

Nos Hyokan tradicionais não se tem banheiros nos quartos, isso porque eles possuem “banhos comuns”, pois a maioria dos hyokans são construídos próximo a fontes de água quente, que são canalizadas e direcionadas as banheiras públicas. Nas diárias são incluídos o jantar e o desjejum. Dependendo do hyokan, para comodidade do hóspede, o jantar é servido no final da tarde e se estende até o café da manhã do dia seguinte. Os quartos seguindo o estilo japonês são uma atração a parte. O tatame é usado de modo a ser o chão, porém, ele também faz parte da decoração. Os quartos são divididos  de forma a ter vários ambientes diferentes, próximo as janelas temos uma mesa com cadeiras, para relaxar e apreciar a vista em torno do hyoka e o estilo das janelas também podem variar com a decoração. Em alguns quartos temos o tokonoma, feita em nichos na parede para colocar pergaminhos, arranjos florais ou alguma obra de arte. A cama é o tradicional futon, que durante o dia fica guardado em um armário. Colocar o futon à tarde e guardá-los à noite é uma das funções da camareira. Alguns quartos também podem ter o Kotatsu, que é usado como mesa ou escrivaninha, sendo muito utilizado para manter o calor no inverso ou como sala de reuniões.

 

E aí, ficou com vontade de se hospedar em um Hyokan?




1 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
LaylaBoy
5 anos atrás
Momento babaca: sim, já visitei um Hyokan... Sim, já tomei banho nas águas termais... E sim, vi macacos da neve tomando banho em águas termais... =P