Hunter x Hunter faz 21 anos

Mesmo com seus inúmeros hiatos, Hunter x Hunter é um dos mangás mais populares da Weekly Shonen Jump e a obra está comemorando seu aniversário de 21 anos.

04/03/2019 Última edição em 06/03/2019 às 10:36:57

E aí galera! O mangá de Yoshihiro Togashi está comemorando 21 anos em meio a uma série de pausas (hiatus) que o fizeram ter bem menos prestígio do que deveria pela comunidade otaku. Eu, Nobunaga, como fã dessa série, me sinto na obrigação de homenagear esse mangá, com essa singela matéria.

Vamos lá!
Pode-se dizer que, se não fosse as inúmeras pausas, Hunter × Hunter estaria sempre ocupando as primeiras colocações, tanto em vendas de mangás, quanto na audiência na TV Japonesa. Mas como ter tudo isso, se não lançam mais volumes do mangá, e consequentemente, mais episódios de anime?

Hunter × Hunter tem sido comercialmente bem sucedido, quando está em produção, tendo vendido mais de 60,5 milhões de volumes compilados no Japão a partir de fevereiro 2012, tornando-se a oitava série de mangá mais vendida da Shueisha. Este número cresceu para 66 milhões de cópias em 2014. Vários de seus volumes individuais foram um dos mangás mais vendidos no Japão durante a sua semana de lançamento, tais como os volumes 25 a 29. Os volumes 24 e 27 ficaram entre os volumes mais vendidos nos respectivos anos.

O mangá foi publicado pela primeira vez nas páginas da Jump em 3 de março de 1998, rendendo até hoje 380 capítulos e 36 volumes encadernados.

Em 2017, Togashi levou a comunidade fã de animes à loucura com o anúncio da luta entre Hisola e Kuroro na "Torre Celestial", fazendo o mangá explodir em vendas. De 26 de junho a 2 de julho, o volume 34 de Hunter × Hunter vendeu 876.566 exemplares. O 34º volume do mangá foi lançado juntamente com um capítulo inédito na Shonen Jump. O mangá havia ficado quase um ano em hiato.

Publicação do site jovemnerd.com.br, no dia 5 de julho de 2017

Em maio de 2018, Togashi abalou seus fãs com uma frase dita durante uma entrevista em que disse terminaria a história, ou morreria antes.

Eu preciso terminar de escrever Hunter x Hunter. Chegou a um ponto onde eu termino a história primeiro ou eu morro antes de isso acontecer (risos). Mas eu pretendo terminá-la. Embora você possa dizer que em um momento da história – quando Gon encontra Ging – ela já foi concluída. Eu acredito que alguns leitores pensaram: ‘Não era para esse ser o fim?’ e eu realmente escrevi para parecer desta forma. Mesmo assim, eu não tinha a intenção de cortar o fluxo da história lá, e eu espero que meus leitores possam ver que ainda havia espaço para continuar. Como um leitor da Jump, eu também lembro de ter pensado: ‘Esse mangá não devia simplesmente ter terminado ali?’ e se ficar bravo quando continuou. Eu sempre quero ficar próximo deste sentimento como leitor. Mas Hunter x Hunter, como está agora, tem muita coisa que me faz querer continuar lendo, mesmo de minha própria perspectiva como leitor. E de minha perspectiva como escritor, ainda há muitas coisas que eu quero escrever, que eu me divertiria escrevendo. Então se alguém estiver disposto a aproveitar esta jornada comigo, isso é tudo o que posso desejar.

Apesar da obviedade em sua fala, ele tocou justamente num ponto frágil nos fãs de Hunter x Hunter.

Togashi é um cara foda!

Sim, o tio Toga é um nome muito forte no meio dos mangakás, e isso permite a ele "não seguir regras de mercado" e ainda ser "babado" pelos seus editores, como disse "AllBlue" no vídeo "Parem de Xingar Togashi e os Hiatos de Hunter × Hunter", onde o Youtuber se inspira num texto de Fabio Sakuda, do genkidama.com.br, que fez uma análise bem aprofundada da relação entre Togashi e os fãs de "Hunter × Hunter", relação esta que vive momentos de amor e ódio. Vale a pena conferir o vídeo:

Hunter × Hunter é uma obra amada pelos seus fãs, e embora seu autor seja um tanto "ingrato" com o sucesso que os fãs fizeram esse mangá se tornar, é verdade que não podemos reclamar. Vivemos muitas emoções ao longo desses anos, e não devemos reclamar pelo fato de existirem tantos hiatus, devemos agradecer pelo Togashi ter criado essa história incrível, que mexe com a nossa imaginação desde sempre, pela sua originalidade e pela maneira única de conceber personagens que certamente fazem a diferença no mundo dos animes, quebrando padrões no shounen e se mostrando um tanto "humanos", "normais" em suas ações durante a trama, tudo isso ao mesmo tempo que surpreende a todos com reviravoltas inesperadas que pegam todos de surpresa, fazendo-nos pensar: "porque eu não pensei nisso antes?"

Gon, por exemplo, é um personagem "destoado" perante sua classe [de protagonistas]. Ele evoluiu junto com muitos fãs que acompanham a história, e se mostrou um personagem normal, que sofre, que tem dificuldades, fraquezas, decepções... 

Hunter × Hunter coloca nossos pés no chão quando mostra que não basta a "força do amor e da amizade" para superar dificuldades. É preciso esforço, garra, estar disposto a grandes perdas, e mais: é preciso estar disposto a fazer escolhas na vida, em que realmente ficará explícita toda a nossa fraqueza e vulnerabilidade perante o mundo e seus problemas, como quando o Gon escolhe vingar a morte de um amigo, negando tudo aquilo que ele vinha pregando como uma "criança pura", que era, e tendo a ciência de que sua escolha traria consequências sérias. Há quem diga que Gon foi hipócrita, mas só diz isso, quem não entende a natureza do ambiente do mangá, quem não tem a capacidade de se colocar no lugar do personagem e perguntar a si mesmo: O que eu faria?

Eu não vejo o Gon como hipócrita, eu vejo o Togashi como um grande Mangaká, que não escreve para agradar seu público, ou para tornar seu personagem protagonista "foda" e "polido". Gon, apesar de ser protagonista, não tem privilégio [nem moralmente falando] na história, como bem lembrou o Alexandre do canal "Imorrível", em seu review de Hunter × Hunter.

Togashi escreve seu mangá com elementos que certamente aconteceriam, numa situação factível, tudo isso, ao mesmo tempo em que nos dá uma surra de lições, como é o caso da maneira totalmente diferenciada e superior de enxergar o mundo, por parte de uma "simples" formiga [Meruen]

Vamos esperar pela sua volta com paciência, e torcer para que a Square Enix colabore.

Obs: quem entendeu a piada, comenta  xD




2 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
Ashllan
5 anos atrás
Queria que dublassem tudo também
Quem sabe dependendo desse retorno à Netflix eles não se animam
Konekomaru
5 anos atrás
Curti demais hunter x hunter gostaria que a segunda versão fosse dublada