Guia Gamer de Grandes Lançamentos - Edição 2019

Se você está afim de investir suas economias nos maiores lançamentos de 2019, este guia pode te ajudar a escolher os melhores jogos para adicionar a sua biblioteca este ano.

07/01/2019 Última edição em 07/01/2019 às 14:43:22

Após um 2018 de jogos como Red Dead Redemption 2, God of War e Super Smash Bros., você muito provavelmente está quebrado, sua carteira da Steam está vazia e você está vivendo de sobras da ceia de natal para conseguir juntar algum dinheiro para investir nos lançamentos de 2019. Tudo bem, eu entendo. Eu já passei por isso antes. Quando chega o verão, o melhor a se fazer é aproveitar as promoções de fim de ano e gastar todo o seu dinheiro em jogos. Se a tia perguntar o que você quer para o natal, mande para ela um link da sua lista de desejos na Steam. Se o avô oferecer dinheiro, peça para ele te dar um gift card da Marketplace do Xbox ou da PS Store em vez disso. Afinal de contas, é Natal.

No entanto, as festas sempre passam e nós acabamos sempre da mesma forma: a pança cheia de comida e a carteira vazia, vazia. Com sorte, você teve um fim de ano frutífero e conseguiu fazer algumas compras de última hora para saciar sua sede por jogos eletrônicos da última geração. Sem sorte, você talvez esteja aguardando a primeira mesada ou o primeiro salário do ano novo para poder ir às compras em sua loja digital de preferência. Seja como for, eu tenho notícias para te dar que vão fazer seu coração gamer pulsar como as caixas de som de sua avó ao som de Simone no último dia 24, mas que fará sua conta no banco implorar pelo renascimento de Jesus Cristo. Sim, pessoal, 2019 terá lançamentos fantásticos para você mergulhar de cabeça no mundo dos games, não importa sua plataforma ou seu orçamento. E é exatamente por isso que eu estou aqui. Prazer, eu sou Bicky e, neste 2019, eu serei seu guia pessoal para compras de games. Se você ainda não está manjando dos grandes lançamentos deste ano, ou está em dúvida entre comprar todas as edições de colecionador que encontrar e pagar o aluguel da sua casa, não tem problema. Eu vou te ajudar. Venha comigo, e você não cairá no dilema da goiaba e da passagem de ônibus neste ano que promete gerar um rombo no seu cofrinho.

Janeiro

Embora Janeiro seja, tipicamente, um mês fraco quando o assunto é grandes lançamentos, 2019 promete já começar em um ritmo frenético. Para o primeiro mês do ano, a grande aposta está nos remakes, especificamente Onimusha: Warlords e Resident Evil 2, com datas de lançamento previstas para o dia 15 e dia 25, respectivamente. Os dois remakes sairão para Xbox One, Playstation 4 e PC, e Onimusha estará, ainda, vindo para o Switch. Uma verdadeira viagem de volta à infância logo no início do ano para possamos revisitar as boas memórias dos velhos tempos de memory cards, cartuchos e jogos em mídia física (ainda existe isso, gente?).

Ainda em Janeiro, temos muita aventura e história com o lançamento do décimo jogo da saga principal da franquia Kingdom Hearts. Kingdom Hearts III estará nas lojas a partir do dia 29, para Playstation 4 e Xbox One. Vale a pena relembrar que, após toda aquela triste situação envolvendo a Telltale Games, que pôs em xeque a produção da última temporada da saga The Walking Dead: The Final Season, o Episódio 3 da série de 4 episódios que amarra a história da jovem Clementine e do AJ está previsto para sair ainda este mês, também no dia 15, sob os cuidados da Skybound Entertainment e da Epic Games.

Fevereiro

Para o 2º mês do ano, o segredo está na paciência para esperar até o dia 15, que contará com nada mais, nada menos do que cinco lançamentos em um período de 24 horas. Entre eles, o destaque vai para Far Cry: New Dawn e Metro Exodus, dois jogos com uma carga bastante pesada de sandbox, e de trama, além de elementos de sobrevivência para todos os gostos. Caso uma Moscou ou o interior dos Estados Unidos pós-apocalípticos não sejam bem a sua praia, o dia 15 oferece também Dead or Alive 6, um jogo de luta no melhor estilo Tekken para você meter a porrada nos seus amigos sem precisar se preocupar em machucar seus punhos na vida real.

Ainda no mesmo mês, temos a grande aposta da Electronic Arts para 2019: Anthem, que sairá no dia 22 pelas mãos da BioWare, com a promessa de muita ação desenfreada em um mundo “dinâmico” com outros jogadores. Para os fãs de corrida como eu, Fevereiro também não desaponta, e oferece, a partir do dia 26, Dirt Rally 2.0 para os corajosos que desejam um pouco mais de adrenalina no sangue e lama no para-brisa. Todos esses lançamentos estarão disponíveis para PC, PS4 e XOne.

Março

Por enquanto, para o terceiro mês do ano, temos poucos lançamentos previstos. Os holofotes para Março de 2019 ficam voltados para o 5º jogo da franquia Devil May Cry. Devil May Cry 5 sairá no dia 8 para PC, Xbox One e Playstation 4. Nas mãos da Capcom, contará a história de Dante e Nero, caçadores de demônios, além de apresentar um novo personagem misterioso que será controlável pelo jogador, intitulado V.

No mesmo mês, temos ainda Tom Clancy’s The Division 2, sucessor do shooter lançado pela Ubisoft em 2016. E para os fãs de One Piece, a Bandai Namco traz para as prateleiras One Piece: World Seeker, que, assim como The Division 2, contará com elementos de RPG e um mundo aberto a ser explorado a partir do dia 15 de Março. Novamente, todos os lançamentos do mês estarão disponíveis para os jogadores de Playstation 4, Xbox One, e PC.

Abril

Com o ano ainda se iniciando, é compreensível que tenhamos poucas datas de lançamento confirmadas para os últimos três trimestres do ano. No entanto, os dois jogos confirmados para Abril prometem causar alvoroço na comunidade gamer antes mesmo da metade do ano. Isso porque, para Abril de 2019, temos o lançamento de Mortal Kombat 11, jogo da franquia visceral de luta mais famosa do mundo, para PC, PS4, XOne e Switch; e Days Gone, um exclusivo do PS4 que aposta em elementos de sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico focado nas relações entre os sobreviventes e o que resta de humanidade dentro deles em meio a hordas gigantescas de zumbis. MK11 chega aos consoles desta geração e ao PC no dia 23, enquanto Days Gone chega somente para o PS4 no dia 26.

Outros lançamentos com data marcada

Desbravando as profundezas mais longínquas de 2019, podemos encontrar alguns poucos lançamentos que já possuem data marcada para além dos primeiros quatro meses do ano. É o caso, por exemplo, de Rage 2, previsto para chegar às lojas no dia 14 de Maio, Crash Team Racing Nitro Fueled, remake do jogo de corrida do marsupial favorito dos gamers, marcado para dia 21 de Junho, e Shenmue III, com lançamento estipulado para o dia 27 de Agosto. No entanto, na indústria dos games, nada pode ser escrito em pedra, especialmente quando o assunto é data de lançamento, por isso, é sempre bom ter cautela na hora de hypar um jogo com uma data de lançamento mais distante. Você pode estar embarcando em uma desventura infinita de espera, frustração, e desesperança.

Lançamentos sem data marcada

Como é de costume que desenvolvedoras aproveitem até as últimas semanas antes do lançamento de seus jogos para fazerem correções, polimentos, e trabalharem no famoso Day One Patch de forma a oferecerem a melhor experiência possível para os jogadores já a partir dos primeiros dias de venda, cada vez mais vemos games terem suas datas de lançamento adiadas em semanas, meses, anos, ou até indefinidamente. Basta olhar para jogos como Duke Nukem Forever, que teve um ciclo de desenvolvimento de aproximadamente quinze anos, ou Dead Island 2, que, desde sua primeira aparição pública, na E3 de 2014, passou por maus bocados em seu desenvolvimento e nunca mais deu as caras em nenhum grande evento.

Ainda que possa ser frustrante termos que lidar com promessas não cumpridas e atrasos por parte de desenvolvedoras e distribuidoras, é compreensível que grande parte delas opte por ignorar os prazos iniciais e entregar um produto completo e funcional depois da data inicialmente estipulada, ao invés de acelerar o processo de produção do game e arriscar um lançamento incompleto, o que pode afetar severamente o desempenho do jogo no mercado e as avaliações de críticos e fãs (estou olhando para você, Bethesda e Fallout 76).

Para 2019, a comunidade gamer já antecipa grandes títulos que já antes de chegarem às prateleiras são tidos como concorrentes a Jogo do Ano. Grandes promessas da última E3, como Cyberpunk 2077 e The Last of Us: Part II, são títulos que, ainda que não possuam data de lançamento marcada, já geram grande expectativa para um possível lançamento ainda este ano. No caso de Cuberpunk 2077, a desenvolvedora CD Projekt, nome por trás da renomada franquia The Witcher, afirmou que almejava um lançamento o mais cedo possível, com a possibilidade de o jogo chegar às lojas ainda na primeira metade deste ano. Já para TLOU:P2, a expectativa fica por parte de uma declaração de Neil Druckman, vice-presidente da Naughty Dog, que, já em Dezembro de 2017, afirmou que The Last of Us: Part II estava “50-60% pronto”.

Outro título que além de hype, está trazendo muitas questões e mistério, é Death Stranding, do gênio Hideo Kojima. Com participação de grandes nomes do cinema e da TV como Norman Reedus e Guillermo del Toro, Death Stranding promete ser um game extremamente conceitual, tendo sido chamado de “esquisito” por seu próprio criador em entrevista durante a E3 de 2018. Em outra entrevista, Hideo Kojima pode ter dado a entender que 2019 seria um ano de grandes novidades e revelações para Death Stranding. Seria isso somente uma tentativa de aumentar o hype em torno do novo jogo da mente por trás da série Metal Gear Solid? Ou seria esta a confirmação de um lançamento já em 2019 para o exclusivo do PS4?

De qualquer modo, 2019 promete ser um ano de grandes lançamentos e de altas expectativas para os fãs de games. Seja você sonysta, caixista, nintendista ou PC master race, este ano, é bom você começar a organizar suas finanças e colocar suas contas em dia, para que, chegada a temporada de grandes lançamentos, você esteja pronto para o ataque sem perder seus preciosos pontos de HP.

E aí, o que achou deste compacto guia de compras para 2019? Se você acha que faltou algum lançamento digno de hype na lista, deixe sua sugestão nos comentários! Muito obrigado, e um ótimo ano a todos vocês!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta