Futon - O exemplo da simplicidade japonesa

Confere aí!

29/10/2015 Última edição em 29/10/2015 às 00:00:00

Você sabe o que é um futon? Você sabe o porquê dos japoneses usarem? Não? Confira mais um curiosidade da cultura japonesa!

Os japoneses são conhecidos por sua simplicidade e cultura, e o futon é o exemplo mais conhecido disso. Mesmo que você não o conheça, já deve ter notado em animes, filmes, doramas esses colchões bem finos no chão. É um exemplo do amor japonês por suas tradições e culturas. Pode parecer estranho para nós dormir no chão sob um colchão bem fino, mas para os japoneses, isso é um grande benefício. Segundo eles, seu corpo fica mole ao deitar em um colchão bem macio e o futon traz benefícios para o corpo e para a mente.

O futon é bem fino, medindo cerca de 5 cm de altura e, em seu interior, possui algodão, lã ou material sintético. Ele é um tipo de acolchoado ou manta frexível, podendo ser dobrado e guardado durante o dia e utilizado à noite, economizando espaço. O futon é formado em duas partes, o shikibuton (colchão inferior) e um kakebuton (edredom). No Japão, são vendidos conjuntos que incluem o shikibuton, o kakebuton e a makura (almofada), as makura geralmente são enchidas com feijão verde, trigo negro ou peças de plástico. Tradicionalmente, ele é usado em um tatame, mas também é usado em cima de um piso de madeira, como uma solução mais econômica,

Se você chegar a visitar o Japão um dia, vai encontrar futons facilmente em Ryokan (hospedaria típica japonesa), minshuku (casas que fornecem cama e café da manhã) e em alguns albergues. Também será comum ver prédios cheios de futons pendurados na janela ou varanda, pois os japoneses fazem isso para evitar os ácaros e também para evitar que fiquem murchos e duros. Além disso, os japoneses costumam usar o futon tataki, uma vara de bambu, para bater no colchão para sacudir a poeira. Nos dias frios, para aquecer ou secar, é costume utilizar um aparelho chamado futonkansoki (secador de futon), forçando a entrada de ar quente no futon.

Mas antes de ir para a casa de alguém e experimentar a sensação de dormir em um, conheça algumas etiquetas que devem ser usadas e respeitadas:

  1. O futon deve ser dobrado e guardado na parte da manhã. Impedindo que ele se modele ao corpo e para liberar espaço.
  2. Em um Ryokan, o hóspede pode deixar o futon no chão durante a manhã, ele será dobrado por um funcionário.
  3. Se você é um convidado na casa de alguém, é de boa maneira dobrar o seu prórpio futon na parte da manhã. O convidado deve dobrá-lo e deixá-lo em um canto, sem atrapalhar o caminho.
  4. Casas japonesas possuem armários especiais para guardar o futon.


Essa foi mais uma curiosidade sobre a cultura japonesa, até a proxima semana! E se quiserem enviar sugestões de tema, fiquem à vontade! 

Fontes: SKdesu
Imagens: Google

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta