Folclore Japonês: Kappa, o youkai que habita os rios e assusta as criancinhas desobedientes

Conta o folclore japonês que o Kappa é uma criatura mística que habita rios e lagos e que gosta de brigar e arrastar suas vítimas para dentro da água.

09/12/2017 Última edição em 10/12/2017 às 00:08:08

Yoooo galerinha! Como estão você? Espero que muito bem! Hoje vamos contar um pouco da história do youkai chamado Kappa, trazendo para vocês um pouco do folclore Japonês.

Mas antes de começarmos, vocês podem estar se perguntando, o que é um youkai, não é mesmo? Pois bem, resumidamente youkais são assombrações e criaturas sobrenaturais do folclore japonês. Se fôssemos falar dos youkais brasileiros, com toda certeza estariam em nossa lista: a Loira do Banheiro, o Negrinho do Pastoreio, a Cuca, a Mula-sem-Cabeça e por aí vai. Deu para entender? Então vamos continuar...

O Kappa das lendas japonesas é uma criatura anfíbia, que tem um aspecto muito peculiar. Pele escamosa verde-amarelada, cara de macaco, com bico semelhante ao de aves, costas de tartaruga e membranas nos pés e nas mãos. Aliás, a cabeça do Kappa possui um curioso orifício em seu centro, no qual acumula um misterioso líquido, que dizem ser a fonte de todo o seu poder.

O primeiro fato sobre o Kappa na cultura japonesa moderna é de quem ele come crianças que se aventuram sem vigilância em rios e lagos. Resumindamente, ele é uma espécie de ponto final na desobediência das crianças, é como uma espécie de "homem do saco" no imaginário dos pequeninos orientais.

Um dos maiores prazeres do Kappa é desafiar os humanos para um confronto. O desafortunado que receber tal convite não pode recusar atendê-lo, pois a morte é certa. Embora seja o Kappa temível e briguento, é também extremamente educado, portanto, se a vítima souber tirar proveito dessa qualidade oportuna, poderá ter uma chance de escapar da morte ao ser desafiada pela criatura.

Então, se algum dia você der de cara com um Kappa por aí e for desafiado por ele, existe um jeito muito simples de se dar bem. Lembra que a cabeça do Kappa é côncava, e acumula um misterioso líquido que é a fonte do seu poder? Pois bem, para derrotá-lo basta cumprimentá-lo à moda japonesa, fazendo reverências. O Kappa, apesar de ser uma criatura temível, é muito honroso e educado. Fazendo isso, ele se sentirá na obrigação de retribuir e assim ele irá derramar a água da cabeça, tendo que voltar para o rio ou lago de onde saiu. Nessa oportunidade, passe sebo na canelas e corra o mais rápido que você puder... Pronto, você se deu bem... hehehe...

A lenda do youkai Kappa é tão popular no Japão e no ocidente que existem várias obras que fazem referência a esse ser mitológico.

No jogo Ragnarok Online, na cidade Amatsu (cidade inspirada no Japão) é possível encontrar criaturas, chamadas de Kaphas, mas que foram inspiradas nessa lenda japonesa.

No anime Naruto, o bijuu de três caudas é uma criatura semelhante a um Kappa, porém apresenta três caudas e uma concha de ostra na cabeça (com espinhos nas bordas), foi selado em um jinchuuriki da vila da névoa, o Yondaime Mizukage, cujo nome é Yagura.

Sagomon e Shawjamon são Digimon inspirados nos Kappas, além disso Psyduck e Golduck, do anime Pokémon, também são inspirados nessas criaturas.

Essa lenda foi mencionada inclusive no terceiro filme de Harry Potter (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban), onde o professor Lupin ensina para seus alunos sobre os Kappas.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado dessa pequena viagem no folclore japonês.

Até a próxima!




1 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
Joke
10 meses atrás
Que louco!