Especial: 3 anos de Heroes of the Storm

Comemorando 3 anos, Heroes of the Storm, o moba da Blizzard Entertainment, traz neste mês de junho diversas novidades como a nova heroína Yrel e um novo campo de batalha, Garganta de Alterac, além do evento, já em andamento, o Nexomania. Mas qual é a proposta deste game e no que ele se difere de outros títulos similares como Dota 2 e League of Legends? Nesta matéria especial de Heroes of the Storm, trouxemos as principais características do game, assim como seus pontos fortes e fracos e motivos para você decidir se vale ou não a pena adentrar as fronteiras do Nexus.

05/06/2018 Última edição em 05/06/2018 às 16:16:10

Lembro até hoje do dia em que conheci esse game. Parece que foi ontem (Não, não parece, mas sempre usamos essas expressões quando escrevemos sobre algo para dar um tom dramático ao texto). Eu havia comprado meu notebook gamer há pouco tempo e estava louco para entupir o coitado de jogos. Hots foi um dos primeiros no qual investi tempo e paciência, foi de longe uma das melhores coisas que fiz na minha máquina, e talvez a única coisa da qual eu me arrependa seja de ter acreditado que se tratasse de um jogo de tiro futurístico quando vi o logo do game (De onde eu tirei isso? Não sei. Só Eluna sabe).

O Game

Heroes of the Storm, carinhosamente conhecido como Hots, é um game do gênero moba (multiplayer online battle arena) desenvolvido pela poderosa Blizzard Entertainment para PC, oficialmente lançado no dia 02 de junho de 2015. A proposta do game é a de trazer personagens de outros títulos da empresa como World of Warcraft, Starcraft, Overwatch e Diablo, e colocá-los em batalhas estratégicas entre equipes de 5 jogadores cada. Um poderoso crossover com mapas dinâmicos e muita interatividade, e mecânicas que o tornam tão diferente de outros games do gênero, fazendo com que muitos cheguem a questionar se de fato Hots é um moba. Para alguns Heroes of the Storm é "um moba para quem não curte mobas", já para outros, o gênero mais adequado seria o de "Hero Brawler". O que eu penso sobre isso? O game é muito bom, independente da categoria em que se queira colocá-lo, e sua nota 86 no Metacritic não me deixa mentir sobre isso.

Existe no game uma variedade de modos de jogo muito interessantes que atendem os mais variados estilos de players:

  • Contra I.A.:  Aqui normalmente eu utilizo para aprender a dominar algum herói. Com dificuldades que alternam entre Iniciante, Recruta, Adepto, Veterano e Elite. Os jogadores enfrentam um time controlado pelo computador com heróis aleatórios. Ideal para experimentar coisas novas ou conhecer melhor mapas e mecânicas do game. Existe no Contra I.A. a opção de se batalhar sozinho em um time composto apenas por bots e nenhum outro jogador.
  • Partida Rápida: Aqui dois times com níveis de equipe balanceados vão se digladiar em partidas únicas. Não há bots, exceto se algum jogador sofrer uma queda de conexão, neste caso um bot toma controle do herói daquele jogador até que ele retorne para a partida. As recompensas das Partidas Rápidas também são maiores que o modo Contra I.A. Ideal para quem deseja se preparar para as ranqueadas ou para quem quer apenas um jogo casual, sem nenhum comprometimento muito grande.
  • Contenda Heroica:  Toda a semana uma surpresa. O modo Contenda é interessantíssimo por ser, talvez, o modo mais imprevisível do game. Em uma semana você pode ser colocado para jogar em uma equipe de Cronas, na beirada de uma piscina, onde o objetivo é atingir inimigos do outro lado sem praticamente ter ideia de onde exatamente eles estejam, na outra semana você poder ser colocado para controlar o temível Azmodan em um uniforme de basquete enquanto tenta destruir o núcleo inimigo com poderes que são verdadeiras enterradas. Nunca se sabe o que podemos esperar de uma Contenda Heroica. Cheguei a essa conclusão quando em uma delas, durante o evento de Ano Novo Chinês, o game era uma corrida ao estilo Mario Kart. Outra coisa legal sobre esse modo é que um baú de itens (lootbox) é garantido para o jogador que participar de uma certa quantidade de contendas na semana, perdendo ou ganhando as partidas.
  • Ranqueado: O intenso modo competitivo também está presente em Heroes of the Storm e se diferencia do modo Partida Rápida não apenas por conter um ranking para dividir os melhores jogadores. A primeira característica das ranqueadas é a possibilidade de ambas as equipes saberem o mapa ao qual serão lançadas em batalha antes mesmo que a partida se inicie, assim dando tempo de escolher o herói cuja mecânica melhor se enquadre com a proposta da partida que se seguirá. E acredite, em Heroes of the Storm isso faz toda a diferença. Outra característica das ranqueadas, para uns, feliz, para outros, nem tanto, é a possibilidade das equipes escolherem até dois heróis para banirem da partida, ou seja, a equipe inimiga não poderá escolher os heróis banidos pela outra para jogar. Já me dei muito mal quando baniram o suporte com quem jogo melhor. Foi de cortar o coração.  O modo ranqueado também possui mais uma característica a ser levada em consideração. Ele se divide em duas categorias, LIGA HEROICA e LIGA DE EQUIPES. No ranking de LIGA HEROICA os jogadores adentram as partidas sozinhos, como lobos solitários rumo à glória. Já em LIGA DE EQUIPES, os jogadores precisam estar incluídos em grupos pré-formados para participar, é o modo preferido para se jogar com os amigos e aplicar aquela estratégia ensaiada nos inimigos. Quem sabe um dia você não vai brilhar na HGC, a liga profissional de Heroes of the Storm?
  • Não Ranqueada: Este modo é exatamente igual ao anterior, com diferença que o não ranqueado não possui um ranking, servindo apenas para que os jogadores usufruam das mesmas mecânicas do modo ranqueado sem o comprometido com as subidas e decidas das divisões de jogadores como ouro ou prata (as famosas classificações).
  • Personalizado: Aqui vale tudo. Você cria o seu próprio game, convida quem você quiser para o mapa que desejar (inclusive o extinto Hanamura, excluído pela comunidade) e se diverte. 

Os Heróis

Acredito que eu tive uma das maiores sortes ao começar a jogar Hots durante a comemoração dos 2 anos do game. Além dos itens cosméticos do evento, havia uma bonificação para os novos jogadores: 20 heróis gratuitos além do herói inicial ao qual todos têm o direito.

É sabido que em games deste estilo você tem que comprar os heróis separadamente para poder utilizá-los quando bem entender, seja com a moeda do game (Ouro) ou com dinheiro vivo (Gemas).  O ouro pode ser obtido cumprindo as missões diárias que o jogo te dá, como vencer uma certa quantidade de partidas ou jogar com classes específicas um determinado número de vezes. Subir o nível dos seus heróis e concluir partidas também geram ouro. As gemas já são adquiridas ao subir grandes quantidades de níveis específicos ou com dinheiro vivo. Todavia, quando comecei a jogar Hots eu tive o direito de escolher uma de três seleções de 20 heróis específicos para serem meus, um baita presente de boas vindas. Agora com três anos de Heroes of the Storm a ação não se repetiu para os novos jogadores, uma pena.

Quando se inicia o tutorial de Hots o jogador pode escolher entre Jaina, uma maga da classe assassina com poderes de gelo muito útil para desacelerar os inimigos e causar danos consideráveis (normalmente a escolha da galera), Tyrande, uma elfa sacerdotisa da classe suporte, mas que se bem utilizada consegue diminuir as defesas inimigas além de revelar áreas ocultas e até mesmo imobilizar heróis adversários (THE MONIO) e Muradim, um anão tanque com uma capacidade de auto cura que às vezes chega a ser irritante e uma resistência muito boa (Ninguém mata essa peste com facilidade). Ao longo do game, no entanto, existe outra possibilidade de se conquistar o sonhado herói (como eu fiquei meses sonhando em comprar a Crona, graças a Eluna hoje tenho todos), através das caixas de itens (lootbox - mais adiante falaremos delas) você pode ter a sorte de obter um herói raro, épico ou um invejado lendário. Caso você não queira esperar até ter sorte o suficiente para tirar seu herói em uma lootbox toda a semana dois heróis são colocados na promoção pela metade do preço original, tanto em ouro quanto em gemas. Mas se você faz a linha "pão duro" o que lhe resta é apenas aproveitar a lista de heróis gratuitos da semana que rotacionam toda terça-feira, dia de atualização dos games da Blizzard.

Os heróis de Hots possuem funções bem específicas, classes bem definidas e utilidades únicas. Eles são divididos nas categorias Universo (World of Warcraft, Starcraft, Overwatch, Diablo e Clássico da Blizzard), uma forma de determinar o game de origem do herói, possuem nível de dificuldade para se dominar completamente suas mecânicas (Fácil, Médio, Difícil e Muito Difícil) e possuem classes específicas que determinam o papel de cada herói durante a partida (Assassino, Suporte, Tanque, que se subdivide em Bruiser, e Especialista).

  • Assassinos: Donos do maior poder de ataque do game, mas com resistência baixa, os assassinos são responsáveis por causar dano em alvos únicos ou em múltiplos alvos, variando de acordo com herói escolhido. Alguns assassinos possuem ataque de longo alcance, como é o caso do arqueiro Hanzo (Overwatch) enquanto outros possuem ataques corpo a corpo, como Maltael (Diablo). Saber o momento certo de atacar e de recuar é o que faz de um jogador um bom assassino.
  • Suporte: Suportes são os heróis cuja as habilidades servem como auxílio para o restante da equipe, possuem dano baixo e resistência similar a dos assassinos, mas compensam com skills que podem reverter completamente o rumo de um conflito. Suportes podem possuir habilidades voltadas para curas poderosas, como Ten. Morales (Starcraft), podem fornecer auxílios diversos como restaurar a mana dos companheiros, algo muito valioso em Malfurion (Warcraft) ou podem servir como verdadeiros tormentos com debuffs, habilidades que enfraquecem ou inutilizam muitos oponentes, como Stukov (Starcraft). Um bom suporte sabe que a união traz a vitória.
  • Tanque/Bruiser: Normalmente o termo Bruiser não vai ser encontrado no game, mas sim na comunidade, designado aos tanques que não possuem tanto poder de conter danos e se sustentarem nas lutas de equipe, função normalmente atribuída aos tanques, mas possuem um maior poder de ataque e se mantém bem em combates solo. Em geral os tanques protegem seus aliados, intercedem pelos suportes e auxiliam no controle dos conflitos para que os assassinos possam executar os abates sem serem alvejados no processo. Há tanques que possuem um bom leque de habilidades para auxiliar seus companheiros, como é o caso de Zarya (Overwatch), mas há também tanques que se viram muito bem sozinhos e seguram até mais de um herói inimigo sem grandes dificuldades, como Arthas (Warcraft).
  • Especialista:  Especialistas são heróis que possuem funções únicas e individuais no game. Cada especialista vai conter um leque de skills e uma função que o diferencia dos demais heróis, o tornando incomparável.  Não há um modo correto de se caracterizar um especialista visto a individualidade de cada um. Alguns jogadores vão atribuir aos especialistas a função de destruir estruturas, mas isso é questionável e não é apontado como definição da classe nem mesmo no site da Blizzard.
  • Varian, o herói Multiclasse:  Há um único herói cuja função é determinada somente durante a partida, este herói é Varian Wrynn, Rei de Vento Bravo (World of Warcraft) e um dos personagem mais icônicos da Blizzard. Varian pode ser um ótimo assassino ou um bom tanque (para alguns um bom Bruiser), mas isso vai depender unicamente das skills que o jogador implementar em Varian, e é com essa deixa que vamos falar um pouco sobre as mecânicas do game.

Mecânicas

Heroes of the Storm é diferente de outros jogos moba por diversos motivos. Listei alguns deles para que você tenha uma ideia de onde está se metendo caso decida de fato investir suas horas pelo Nexus e não acabar perdido pelo campo se tornando de cara o primeiro abate.

  1. Trilhas pequenas: As trilhas em Hots são curtas, o mapa é consideravelmente menor do que o de outros mobas, o que afeta em dois fatores importantes para o game: duração das partidas e conflitos. Por possuir uma maior proximidade entre os territórios opostos, as lutas entre equipes acabam se tornando muito mais frequentes do que em outros mobas, o que faz de Heroes of the Storm um jogo menos parado, mais agitado e que envolve muito mais atenção, visto que a qualquer momento você pode ser alvo de uma emboscada.  A duração das partidas também acaba por ser menor do que outros games, obtendo uma média de 15 a 20 minutos de duração. É comum algumas partidas não chegarem a 10 minutos. Para alguns isso é algo negativo, para outros torna o game mais intenso e menos monótono.
  2. Ausência do sistema de loja:  Outra diferença marcante em Hots é a ausência do sistema de compra de itens durante as partidas. Se você está acostumado farmar ouro matando tropas inimigas para ir comprando coisas que aprimorem seu herói, esqueça isso. Por aqui o que vai tornar o seu herói mais poderoso não são coisas compradas de lojas de NPCs, mas sim talentos obtidos com a progressão de nível, e isso não é algo que dependa apenas de você.
  3. Progressão coletiva:  Por aqui quase nada é feito individualmente. Os níveis dos heróis também não são medidos por jogador, mas por equipe. Se você abater uma tropa ou um herói inimigo a experiência obtida não irá apenas para você, mas sim para toda a equipe. É impossível que um herói esteja no nível 12 e outro herói de sua equipe esteja no 9. Se você está no nível 12 isso significa que toda a sua equipe também está no mesmo nível. Roubar kill? Acho que isso não conta muito por aqui.
  4. Sistema de talentos:  Os níveis 1, 4, 7 10, 13, 16 e 20 são os níveis que, uma vez atingidos, fornecem para os jogadores até 4 opções de aprimoramento de suas habilidades. Esses aprimoramentos são chamados de talentos e são específicos para níveis específicos. É impossível obter um talento do nível 7 ao atingir o nível 4 e o talento do nível 10 não será escolhido quando se chegar ao nível 16. O talento de nível 10 é um dos mais importantes, conhecido também como Habilidade Heroica. É a habilidade mais importante de um personagem, geralmente a mais poderosa, e casada com as demais pode reverter situações aparentemente irreversíveis. Já o talento do nível 20 potencializa grandiosamente a habilidade heroica, se tornando muito perigoso caso a equipe que não o atingir ver seus inimigos usufruindo do mesmo.  Talentos podem acrescentar habilidades, podem modificar habilidades ou potencializá-las. Podem ser ativos ou passivos e são a base do que irá tornar o seu Greymane diferente do Greymane de tantas outras pessoas. 
  5. Lootbox: Cada herói possui um nível fora das partidas que irá indicar o quanto você tem se dedicado a ele. Cada vez que concluir uma partida  irá ganhar uma quantidade de experiência para o herói com quem jogou. Sempre que esse herói subir de nível você, como jogador, irá subir um nível de jogador e ganhar uma lootbox, uma caixa de itens com quatro itens aleatórios. 
  6. Pings: Utilizando o comando Alt+Botão direito do mouse os pings podem ser utilizados para sinalizar visualmente aos membros da equipe necessidades específicas no míni mapa do game, como alertar que uma área é perigosa para que seja evitada, solicitar ajuda para defender ou atacar um alvo específico ou até mesmo recuar. 
  7. Chat de voz: Recentemente implementado, o chat de voz pode ser compartilhado com os membros do grupo ou só com amigos específicos, facilitando a comunicação durante a partida e economizando o tempo que seria gasto com o chat de texto.
  8. Narrador: Existem diversas vozes no Nexus para narrar suas partidas, geralmente são vozes de personagens jogáveis como o Diablo ou Gasganete (meu preferido), mas narradores recentes como O Coveiro, O Senhor dos Corvos e El Guapo foram implementados ao sistema de voz para narrar os principais acontecimentos do campo de batalha. Nenhum deles se trata de um personagem jogável até então. Caso você não queira utilizar narradores personalizados o próprio mapa irá providenciar o narrador temático do momento.
  9. Montarias:  Com o comando da tecla Z montarias podem ser invocadas a qualquer momento para auxiliar na locomoção pelo mapa. Existem diversas montarias disponíveis para seus heróis, elas se dividem nas categorias Cavalos (onde você pode achar desde cavalos com armadura e asas até unicórnios que deixam um rastro de arco-íris por onde passam), Mecânicos (motos, planadores, robôs), Feras (ursos,  dinossauros, felinos), Mágicos (tapetes voadores, cards de HearthStone, nuvens coloridas) e De Eventos (montarias especiais de eventos temáticos como Natal e Ano Novo Chinês).

Lootbox

Como as lootbox são complexas decidi fazer uma parte só para elas. 

Como dito acima, lootbox são as caixas de item que os jogadores recebem por avançar em níveis de herói ou por concluir contendas. Cada lootbox possui quatro itens divididos por graus de raridade (branco para comum, azul para raro, roxo para épico e amarelo para lendário - o padrão Blizzard de cores para itens presente em todos os games da empresa). 

Ao obter uma lootbox, caso você não goste do seu conteúdo poderá rolar essa caixa por um custo de ouro, ou seja descartar a caixa ganha por outra nova e com itens diferentes. Para rolar uma caixa paga-se 250 de ouro na primeira tentativa, 500 na segunda e 750 na terceira. Não é possível rolar quatro vezes uma caixa de itens. 

Caso você não tenha sorte o bastante em sua lootbox e venham itens repetidos, itens que você já tenha conseguido anteriormente, você receberá uma quantidade específica de estilhaço pelo item repetido. Estilhaços, juntamente com ouro e gema, são a terceira moeda de troca do game e seu uso é exclusivo para itens cosméticos. Os itens cosméticos se dividem em:

  • Skins: Visuais diferenciados para os heróis, as skins trazem diferentes identidades aos personagens e por isso são tão queridas pela comunidade. A imagem acima da Tracer é de uma skin do evento de Verão.
  • Montarias: Já citadas anteriormente, as montarias também contam como itens cosméticos
  • Falas: Cada herói possui uma quantidade de falas que podem ser utilizadas como forma de interação no game.  Só é possível equipar uma fala por partida. A alteração pode ser feita no menu do personagem, como qualquer outra alteração cosmética.
  • Spray: Uma característica divertida (principalmente em Overwatch) são os sprays, cosméticos temáticos que servem para apenas sujar o chão do Nexus. Bonito, hein?
  • Narradores: Vozes personalizadas que narram os principais acontecimentos de uma partida como um abate, uma morte ou uma progressão de nível com direito a talento.
  • Emoji: Utilizado nos chats, sejam in game ou no chat geral, os emojis são formas sucintas de se expressar. Nunca são obtidos individualmente, mas sempre em conjuntos.
  • Estandartes: Uma das coisas legais em Hots são os estandartes. Sempre que você for o responsável por demolir uma bastilha inimiga um estadarte seu com seu nome será posto no local para indicar quem foi o conquistador daquele ponto. Estadartes também possuem diversas versões. Os temáticos são os melhores.
  • Retrato: Imagem que identificará você como jogador. Não pode ser colocada uma foto sua como seu retrato, os retratos são para uso exclusivo de imagens do game feitas próprias para serem retratos. 

Outra coisa que pode sair de uma lootbox são os famigerados nitros, períodos de no mínimo 24 horas que aumentam o ganho de ouro e de experiência obtida no final das partidas. Os nitros também podem ser comprados individualmente por gemas.

Para finalizar, as lootbox podem sofrer mudanças estéticas e em seus conteúdos devido a eventos específicos que estejam acontecendo no Nexus. Itens de eventos específicos, como o Natal, só são obtidos em lootboxes destes mesmos eventos, ou seja, se uma skin de Valla como ajudante do Papai Noel é o que você deseja, deverá obtê-la durante o Natal por meio de uma lootbox natalina. Do contrário, nada feito.

PS: Não é possível obter uma lootbox de um evento fora deste evento.

Nexomania e os eventos

Eventos em Heroes of the Storm acontecem regularmente. Há sempre eventos de calendário, como Halloween ou Natal, trazendo propostas bacanas para o game e muitos, muitos itens cosméticos. Skins e montarias de eventos são sem dúvida muito cobiçados por serem itens de tempo limitado, anuais. Quem tem amém, quem não tem... Só no ano que vem (com muita dor me lembro da skin do Greymane de Halloween que perdi em 2017). Assim, os eventos surgem também para trazer novos players e fidelizar os que já existem.

Atualmente, desde o dia 22 de maio (dia em que começou também o evento de aniversário de Overwatch) o Heroes of the Storm trouxe o evento baseado na cultura mexicana, em especial os ringues de luta livre e a noche de los muertos, por meio do evento Nexomania. O evento que irá durar até o dia 11 e foi o primeiro ocorrido até o momento, trazendo consigo os já queridinhos itens cosméticos que todos amam. Mas sem dúvidas uma coisa que chamou muito a atenção para o Nexomania foi a proposta de conflito entre Lunara (Warcraft) e Sonya (Diablo).

Basta entrar no game pelos próximos dias e o jogador é obrigado a escolher um lado para torcer. Ao escolher entre La Parca Lunara e La Pantera Sonya, o jogador se compromete a cumprir uma série de missões temáticas para obter itens exclusivos do Nexomania, que vão desde retratos até o narrador El Guapo,  há quilômetros um dos melhores narradores já feitos em Hots e certamente o cosmético mais desejado dessa temporada.

Atualizações - Yrel / Garganta de Alterac

Mensalmente a equipe de Heroes of the Storm traz novidades para o game a fim de mantê-lo sempre atual e moderno. Eventos ocorrem de tempos em tempos enquanto heróis novos são lançados geralmente uma vez por mês. Todavia, junho tem sido tão agitado que o Nexus parece prestes a virar de ponta cabeça, começando com as lutas de vale tudo com o Nexomania e agora indo para a chegada de um dos personagens mais icônicos de World of Warcraft para o elenco de heróis, Yrel, anunciada ao vivo, nesta última segunda-feira (04), juntamente com o mapa que promete ser o mais trabalhoso de Hots, Garganta de Alterac.

Enquanto Yrel chega ao Nexus como um tanque com skill dinâmicas que exigem além de uma boa sinergia com o restante da equipe, um timing bem calculado, a Garganta de Alterac trará algo da qual se vale muito a pena destacar em Hots, a tradicional complexidade dos mapas.

Os mapas em Heroes of the Storm merecem uma matéria só para eles. São parte do que torna o game tão diferente dos outros mobas e são, talvez, grandes responsáveis pelo público de Hots ser tão seleto. Cada mapa apresenta uma forma completamente diferente de tomar o controle e vencer a partida, seja pagando pelos serviços de um pirata canhoeiro com moedas de ouro saqueadas de criaturas pelo mapa, seja tomando o controle de antenas em uma base espacial para impedir que uma horda de zergs (alienígenas presentes no game Starcraft) invadam a sua base.

Garganta de Alterc, no entanto, trouxe um pouco do gostinho da próxima expansão de World of Wacraft: Battle of Azeroth, e vai lançar os jogadores em uma verdadeira campanha pela vitória.

Considerações Finais

Heroes of the Storm é de fato um jogo muito inovador e muito inteligente para o gênero moba, o que não é de se estranhar, visto que se voltarmos no tempo encontraremos a grande inspiração dos mobas em Warcraft.  O game não é muito trabalhado no Brasil, pouco divulgado e quase nenhuma representação de peso, logo provavelmente esse seja o motivo de ser tão pouco conhecido em nosso território verde e amarelo, ainda assim é um game que vale muito a pena pela riqueza que possui, não só de conteúdo, mas de abrangência. Mapas divertidos com propostas diversas, ferramentas que facilitam a comunicação entre os jogadores, personagens que já conhecemos (pois já vimos de onde vieram e já acompanham nossas aventuras destes lugares remotos) e diversos sistemas de personalização de heróis e de conta tornaram Heroes of the Storm uma ótima pedida para o PC. Vale a pena conferir.

E para os que estão mais interessados na história do Nexus, o campo de batalha de Hots, a Blizzard está desenvolvendo um HQ totalmente gratuito para explicar quem é quem no Nexus, o que é este lugar misterioso e como personagens de universos tão opostos foram parar juntos.

Para mais detalhes sobre Hots, acesse o site oficial do game.

Nos vemos no Nexus.




1 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
Joke
6 meses atrás
Caramba Zequi, que post ein, muito completo. Parabéns, ficou show de bola!