Da Série Clássicos: NARUTO

Ele veio para se tornar lenda e entrou na lista dos nossos clássicos!

02/01/2017 Última edição em 02/01/2017 às 20:28:14

Quando ele chegou, ninguém deu muita bola, cá entre nós, era mais uma história de um pobre menino órfão cujos pais morreram para um bem maior, uma criança destinada a grandes feitos. Já ouviu isso? Não estou nem falando de Harry Potter aqui, já que o tema é Naruto.

Naruto é um anime que chegou com a fórmula mágica: garoto órfão + um mundo incrível + uma missão importante! Mas quem liga para isso? Eu quero mesmo é falar sobre Naruto, porque ele é um clássico que jamais poderá ser esquecido por uma legião de fãs, uma multidão de pessoas e do corações de todos!

Primeiro, eu não quero ter que dizer que se você não conhece Naruto isso é preocupante. Na verdade, eu preciso lhe perguntar, você é deste mundo? Porque não ter assistido Naruto me faz crer que não. E não venha com a desculpa que está começando agora no mundo dos animes, Naruto é um daqueles animes/mangás que você até cansa de ler ou ver justamente porque ele é um clássico!

Vamos lá, o que faz de Naruto um anime/mangá de sucesso e, consequentemente, um clássico?

Primeiro, um personagem (ou muitos) carismático. Isso mesmo. Naruto, como personagem, ele é carismático. Não é inteligente, mas esforçado. Não tem muitos apegos, mas tem sentimentos que o torna mais próximo de nós. Tem uma fome incontrolável. Tem pessoas ao lado dele que querem o seu melhor. E, principalmente, tem um "jeito ninja" específico de ser: não desiste nunca (capaz de ele ser brasileiro).

Segundo, Naruto não é o único personagem cativante, mas muitos, inclusive vilões, nos deixam atordoados e atraídos. Ainda que seja para o "Lado Negro da Força". Existem personagens que, embora sejam "secundários", nos fazem seus fãs. Não podemos ignorar o fato de que muitos se emocionaram com Jiraiya, o ninja pervertido. Ou mesmo com Kakashi e toda a sua história cheia de dificuldades e tristezas. Existem personagens que passam pouco tempo na narrativa, mas é impossível esquecer deles.

Terceiro, todos gostam de ninjas. Cá entre nós, se tem um mundo cheio de mistérios é o mundo ninja, por motivo óbvios: eles são sorrateiros e silenciosos (embora nem todos). Os ninjas, no anime, são pessoas especiais, que são capazes de conjurar habilidades e lutar com dedicação, sendo capazes de defender paises e suas Vilas. São um time de elite capaz de proteger o mundo de forças e organizações criminosas, assim como de resolver pequenos problemas (como apturar um gato). As habilidades de um ninja, os jutsus e todas as lutas chamam a atenção para o anime/mangá, que chega a ser bem detalhado quanto a isso. Ver ninjas lutando é algo que atrai o olhar de todos.

Quarto, criaturas fantásticas. Sim. A Raposa de Nove Caudas, ou  Kyuubi, é a mais conhecida, porque está dentro de Naruto desde sempre e todos sabem disso. Mas existem outros jinchūrikis  que igualmente atraem nossas atenções. Principalmente porque seus portadores nem sempre possuem uma vida fácil. Aliás, se o portador de um jinchūrikis  é tarefa para pessoas fortes, pois se a critura escapar, muitas desgraças podem acontecer. Também dá para pensar que estas criaturas são um charme a mais no anime/mangá. Sem elas, a motivação poderia até ser outra, mas poderiam ser substituidas por outra coisa que o anime funcionaria da mesma forma. Mas o fato de existirem jinchūrikis é algo mais impolgante, com toda certeza.

Quinto e último item. Uma boa filosofia. O anime/mangá (tirando os fillers) tem uma filosofia muito boa. Para pessoas que acham que animes e mangás só ensinam bobagens, Naruto é uma prova de que isso não é verdade. Ele mostra a determinação de um garoto em se tornar um Hokage, ou seja, de seguir seu sonho de infância até o fim, da necessidade de se manter laços de amizade e o quão dificil pode ser romper estes laços. O anime se aprofunda na dor que a guerra traz e suas consequências, assim como revela o quanto a dedicação de uma pessoa pode ser compensada. Talvez, a maior lição que se pode tirar de Naruto é a união que a amizade traz, pois sem ela o protagonista e seus companheiros jamais teriam chegado ao final ou sobrevivido ao apocalipse.

Legal, eu disse um monte de coisas, mas para você que teve a ousadia que continuar lendo esta coluna sem conhecer Naruto, eu vou ser boazinha e falar um pouco sobre o anime/mangá:

Como foco, temos Naruto e seu desenvolvimento como ninja, junto com os seus amigos, em busca de seu sonho de se tornar o Hokage. Também está centrado nas interações entre estes e a influência do ambiente em suas personalidades, onde veremos conflitos e dificuldades, e o surgimento de amizades sinceras. Conforme transcorre a série, Naruto se relaciona com Sasuke Uchiha e Sakura Haruno, com quem forma o “Time 7”, juntamente com o sensei Kakashi Hatake, um ninja experiente e que gosta de ler "livros proibidos". Naruto confia muito nestas pessoas, considerando-os parte de sua família, uma vez que ele nunca teve família (seus pais morreram no dia do seu nascimento).

Enquanto os três novatos aprendem novas habilidades e conhecem novas pessoas e lugares em suas missões, Naruto vai desaflorando com um ninja com potencial, mas que não é lá muito inteligente. No início, a série se enfoca no integrantes do Time 7, Naruto, Sasuke e Sakura, mas, aos poucos, temos a apresentação do primeiro vilão: Orochimaru, que ataca a a Aldeia Oculta da Folha, assassinando o Terceiro Hokage em um ato de vingança pessoal. Isso acaba desencadeando consequências, como a fuga de Sasuke para se tornar mais forte e conseguir derrotar seu maior inimigo (o próprio irmão mais velho), a chegada de Jiraiya, um dos três ninjas legendários, para buscar Tsunade e tentar designá-la como a Quinta Hokage. Assim, Naruto decide fazer algo a respeito, e então decide deixar a aldeia junto com Jiraiya durante dois anos e meio com o objetivo de treinar e preparar-se para a próxima vez que encontrasse Sasuke, a quem tentará salvar.

Claro que depois disso tem muito mais, mas eu não vou ficar contando aqui para você, porque é sua obrigação assistir Naruto. Recomento apenas que pule os fillers, que são excessivamente desnecessários e inuteis à série.

Mas continuando.

Outro motivo para dizer que Naruto é um clássio segue abaixo.

O 7º volume da série de mangás foi a primeira edição de mangá a ganhar um Prêmio Quill na categoria “Melhor Graphic Novel” em 2006. O mangá também apareceu na USA Today Booklist com o volume 11 tendo o título de melhor série de mangá, até ser ultrapassado pelo volume vinte e oito, que conquistou a 17ª posição na primeira semana de lançamento em março de 2008. O volume 28 também é um dos volumes com o melhor lançamento de todos os mangás há anos e é o título de mangá mais vendido de 2008. Em abril de 2007, o volume 14 ganhou o prêmio da Viz de “Manga Trade Paperback of the Year”. A partir de 2008, a série gráfica tornou-se o principal mangá nos Estados Unidos,  enquanto a palavra Naruto foi um dos 10 termos mais pesquisados no Yahoo! durante 2007 e 2008. É surpreendente mesmo!

É necessário observar que algumas aberturas e encerramentos ficaram na história do anime e na memória de todos nós. Eu vou colocar aqui as aberturas de NARUTO SHIPPUDEN.

Vou destacar aqui os traços. Não são traços bonitos, se quer saber, mas eles combinam com a história. Pois ainda que ela divirta, ela não é engraçada, pois Naruto é, em verdade, um drama que é vivido intensamente pelos personagens. Enfim, a verdade é que Naruto é um clássico porque é uma febre mundial que não passou, um anime acessível e de fácil entendimento e, principalmente, que sabe explorar as dimensões dos personagens com qualidade, fazendo com que até mesmo um personagem secundário tenha uma história em sua bagagem.

Por isso, se você não assistiu ao Naruto ou não leu Naruto, coloque sua bunda na cadeira e vá agora assistir/ler!

É uma ordem...




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta