Da Série Clássicos: INUYASHA (Parte 1)

Confere aí!

13/07/2016 Última edição em 06/11/2016 às 20:34:46

“Osuwari!!!” (Senta!)

E lá de volta outra vez...

Aqui estamos para falar do que mais gostamos, porque somos “das antigas”... Isso mesmo, vamos falar de Clássicos e não tem nada melhor do que falar de um clássico que tem de tudo um pouco: lutas, intrigas, inimigos ardilosos, romance, comédia, drama e ação!

É verdade!!! Estamos falando do único e inesquecível: INUYASHA.

Primeiramente, vamos a alguns dados deste anime que encantou gerações quando passou no Cartoon Network e, por incrível que pareça, na Globo (embora as cenas de sangue tenham sido censuradas).

InuYasha também ficou conhecido no Japão como “A Fantástica História do Período Feudal de InuYasha”, mas para facilitar reduziu-se apenas para “InuYasha”. InuYasha é um mangá shounen (feito para o público masculino) escrito e ilustrado por Rumiko Takahashi. No Brasil foi trazido pela Editora JBC, possuindo 50 volumes.

Já o anime foi dividido em dois momentos: o primeiro foi ao ar de 16/10/2000 a 13/09/2004, possuindo nada menos que 167 episódios. Após um hiato de quase cinco anos, a segunda e última parte foi exibida de 03/10/2009 a 29/03/2010. Quando a última parte veio à público houve um alvoroço, pois o mangá já havia sido encerrado e todos queriam ver o final de InuYasha nas telinhas!

Sem dizer que os fãs de InuYasha não podem reclamar muito, foram exibidos 4 filmes que os entretiveram: Toki wo Koeru Omoi, Kagami No Naka No Mugenjou, Tenka Hadou no Ken e Guren no Horajima. Todos os filmes são paralelos ao anime e não fazem, na verdade, muita ligação com eles, sendo aventuras extras.

O mangá foi escrito logo depois que Rumiko Takahashi encerrou sua maior obra: RANMA 1/2. Outra questão interessante é que não houve muitas pesquisas por parte da escritora para desenvolver InuYasha, ela queria sair do estigma de “comédia romântica” e caiu direto na Era Feudal Japonesa, conhecido como Período Sengoku.

Não obstante, para você que curte jogos, foram lançados quatro jogos baseados na história pela WonderSwan: 1) InuYasha: Kagome no Sengoku, 2) InuYasha: Fuun Emaki, 3) InuYasha: Kagome no Yume Nikki e 4) InuYasha: Naraku no Wana! Mayoi no Mori no Shotaijo da Game Boy Advance.

Por fim, foi escrita uma light novel por Tomoko Komparu e ilustrada pela Rumiko Takahashi, que foi publicada pela revista Shogakukan.

Não podemos, obviamente, nos esquecer das músicas que nos encantaram em InuYasha. A primeira música de abertura é para ser de fato inesquecível! Ela dá bem o tom da série, que busca ser séria na maioria dos momentos, sem deixar de ser divertida e instigante. A música Change the World entrou nas nossas mentes para nunca mais sair e continua lá, às vezes surgindo do nada, quando mais precisamos dela. Outras vieram com o mesmo impacto e por isso elas estão todas reunidas ai embaixo, para você ouvir e recordar (estão em português, porque a versão brasileira não deixa nada a desejar para a japonesa).

Mas antes, vou dizer qual é a minha preferida, pode ser? Minha música preferia de fato é “One Day, One Dream”. Eu explico: ela diz que “você pode sonhar e estar no seu mundo e realizar os seus sonhos mais profundos”. Ora, muitas vezes é difícil sonhar e manter o pé no chão e a música afirma que não é preciso chorar ou ter medo de sonhar, basta realizar os sonhos no mundo real. É uma música que incentiva a continuar, a não desistir dos sonhos e também a aceitar que muitas vezes é difícil alcançar aquilo que buscamos, mas vale a pena continuar!

Já os encerramentos são lindos, melódicos e cheios de um sentimento tão puro. São canções que nos tocam profundamente, porque falam de sensações que enfrentamos todos os dias como a desilusão, o medo, a insegurança e também o amor.

Abaixo os encerramentos, mas já adianto o meu preferido: Densa Floresta. Primeiro, porque é uma música que mostra muito meu personagem preferido: Sesshoumaru. Segundo, porque fala o quanto podemos ficar perdidos dentro de nós mesmos, caminhando sem direção, mas procurando uma luz que nos guie, que nos traga a paz dentro de nossos corações. É uma música tranquila e curtinha que eu sempre lembro. Claro que todas as outros encerramentos possuem um tom mais triste, mas esta é a minha preferida, claro!

As aberturas e encerramos das quais falamos agora há pouco remetem-se a primeira fase do anime, isto é, antes do hiato. O que segue agora são as aberturas e os encerramentos da segunda fase de InuYasha, também conhecida como InuYasha Kanketsu-hen. São aberturas de uma qualidade muito superior e as músicas estão muito mais ligadas aos acontecimentos do próprio anime e do desenvolvimento das relações dos personagens. Espero que vocês gostem!

Agora que já vimos uma boa parte da questão técnica, acho que está na hora de entrar na ZONA DE SPOILER (entre por sua conta e risco)!

Caso você não tenha assistido INUYASHA, o que eu acho um absurdo sem tamanho, vou mandar um resumo (com quase nenhum spoiler) para você! Mas fica o puxão de orelha para você ir hoje mesmo assistir! CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AGORA!

Na Era Feudal existe uma jóia conhecida como JÓIA DE QUATRO ALMAS, uma poderosa pedra que pode realizar os desejos e os sonhos das pessoas. Ela é guardada por uma sacerdotisa muito bonita e séria conhecida como Kikyou. Kikyou tem uma irmã caçula chamada Kaede. Ocorre que certo dia um jovem “hanyou” (meio demônio) aparece nas redondezas da sua aldeia para roubar a Jóia de Quatro Almas e assim se tornar um demônio completo. No entanto, para isso este hanyou (Inuyasha) teria que passar pela sacerdotisa que, além de muito forte, era uma excelente arqueira.

No entanto, InuYasha, ao invés de roubar a jóia, acaba por se apaixonar pela sacerdotisa e decide que quer ficar com aquela jovem por quem se apaixonou. No entanto, no meio deste romance surge uma terceira figura, que ficará conhecida como Naraku. Naraku pretende apenas uma coisa: destruir este romance. Por amor a Kikyou? Por inveja de InuYasha? Por cobiça? No começo não se sabe muito bem. Ele se “transforma” em InuYasha e rouba a Jóia na frente da vila toda e de Kikyou, que sentindo-se traída recupera a pedra e condena InuYasha à dormir para sempre, preso numa árvore sagrada, no qual sua “corrente” é uma flecha sagrada. Porém Kikyou também foi gravemente ferida e morre, e como último pedido, a Joia de Quatro Almas é queimada junto com o seu corpo.

Muitos e muitos anos depois, já na nossa era, conhecemos Kagome, uma jovem estudante do colegial que tem uma vida normal. Ela mora no templo do qual seu avô é o sacerdote e sua mãe o ajuda com os afazeres. Ficamos sabendo que o pai de Kagome viaja muito e por isso nós não o conhecemos. Ela tem um gato (Buyo) e um irmão caçula (Sota). Ocorre que Kagome na verdade é a reencarnação de Kikyou, mas, obviamente, ela não sabe. Ainda, no templo em que ela vive está a árvore sagrada no qual InuYasha um dia foi preso, no entanto, ele não está mais lá e ela não conhece sua existência.

 Um dia, como qualquer outro, Kagome estava voltando da escola e ouve um barulho dentro de um dos depósitos do templo. Entrando lá, ela se depara com um poço antigo conhecido como “Come-Ossos”. Ao se aproximar do poço, ela é agarrada por um demônio que a leva para outro lugar, para a Era Feudal.

Lá chegando, consegue se livrar do demônio e dá de cara com InuYasha preso na árvore. Assustada e sentindo-se perseguida pelo demônio ela liberta InuYasha tirando a flecha do seu coração. É verdade que eles não se dão muito bem à primeira vista e no final das contas tudo fica ainda pior quando descobrem que Kagome é a reencarnação de Kikyou.

Depois de se livrarem do demônio que perseguia Kagome, os dois acabam chegando na aldeia onde Kaede, atualmente com mais de 50 anos, é a sacerdotisa. Isso mesmo, InuYasha permaneceu adormecido por 50 anos.

Agora, com Kagome os problemas retornaram, pois ela trouxe consigo (dentro dela) a jóia de quatro almas. A mesma foi extraída e retornou ao seu lugar para ser protegida. No entanto, não demora quase nada e é novamente roubada por um outro demônio, aparentemente à mando de Naraku. Na fuga, Kagome tenta atirar uma flecha nele (por incrível que pareça ela sabe manejar arco e flecha) e ao invés de acertar o demônio acerta a jóia de quatro almas que se despedaça em vários fragmentos. Agora ela e InuYasha terão que encontrar estes fragmentos, pois eles por si só são poderosos demais para cair em mãos erradas.

Em sua jornada eles encontrarão muitos inimigos e farão amigos para a vida toda, como Shippo, um yokai (demônio) raposa órfão. Seu pai foi morto ao protegê-lo das maldades de Naraku. Encontramos um monge pervertido conhecido como Miroku que teve uma maldição passada de pai para filho, conhecida como “Buraco do vento” (suga tudo para dentro dele). E por fim conhecemos Sango, que teve seu clã exterminado por Naraku, que “enfeitiçou” seu irmão mais novo, Kohaku, fazendo-o matar a todos, menos à sua irmã.

Bom, este pessoal todo se junta para duas missões importantes: 1) achar os fragmentos da Jóia de Quatro Almas que estão perdidos e 2) destruir Naraku, que por onde passa faz inimigos.

Acho que, como resumo, temos este enredo...

Mas infelizmente vamos ter que parar po aqui... O assunto é longo e vamos precisar de mais um dia para conversar sobre InuYasha, por isso, a nossa amada Série Clássicos será dividida em duas partes. Nesta primeira falamos sobre a parte técnica do sucesso de InuYasha e um resumão sobre o anime e na próxima parte falaremos dos personagens e sobre o último capítulo da série! Espero que vocês possam aguardar e continuar a ler o mundo do anime/mangá de InuYasha.

Continue lendo: PARTE 2




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta