Criminal Girls 2: Party Favors - Review

Confere aí!

14/10/2016 Última edição em 14/10/2016 às 00:00:00

Por: YuuMiku


Criminal Girls 2: Party Favors exclusivo do PS Vita chega ao ocidente através da NIS America, seguindo os mesmos moldes do primeiro jogo, um RPG clássico 2D de gráficos simples onde o jogador explora diversas dungeons e enfrenta os inimigos para avançar na história. Esse segundo jogo não tem ligação direta com a história das garotas do primeiro, mas o sistema de batalha continua bem semelhante.Graficamente, o game ganhou um design mais agradável e algumas animações em 2D durante as batalhas.

A aventura começa e você descobre que é um dos instrutores do programa de reabilitação, mas existe um problema, você não sabe o que é esse programa, o lugar onde está e nem porque está ali. Ao longo do jogo, você descobre que está no "caminho para o inferno" e seu dever é guiar um grupo de delinquentes até sua salvação.

Logo no início, você conhece 7 garotas que carregam um traço de maldade que morreram antes de cometer algum crime. Com o programa de reabilitação, é possivel dar outra chance a essas garotas, mas a parte interessante é que apenas 6 garotas poderão ser salvas, uma delas é uma criminosa e já está condenada, e agora você, como instrutor, deve descobrir qual delas não merece fazer parte do grupo.

A reabilitação consiste em subir a torre "Hell Spire" e retornar ao presente, mas essa missão não será fácil, é preciso ganhar a confiança de cada uma das garotas e descobrir seus segredos. Cada uma possui uma personalidade bem diferente da outra e, para chegar ao objetivo, é necessário um bom trabalho em grupo. Suas escolhas podem agradar algumas e chatear outras, e essas decisões podem ser cruciais para o sucesso das batalhas.

Talvez o ponto mais polêmico do jogo seja a forma como o instrutor deve treinar o grupo: para adquirir novas skills é preciso realizar as "motivation scenes", que são minigames em que as garotas aparecem em poses provocantes e são submetidas ao que parece ser uma sessão de tortura, conforme o jogador progride é possível adquirir novos tipos de "motivation scenes".

Com uma temática bem diferente dos jogos ocidentais, a NIS America precisou realizar algumas mudanças no conteúdo para adequar o jogo, dentre elas estão:

  • modificações na arte das "motivation scenes" para imagens menos provocantes
  • mudança do termo "Punishment" para "Motivation" (a mudança já havia ocorrido no jogo anterior)
  • o áudio permanece em japonês, tendo somente as legendas em inglês
  • diálogos nas cenas de motivação foram removidos (um dos motivos para isso seria a não possibilidade de tradução dos termos japoneses em boa parte dos diálogos)


O gameplay dentro das dungeons é bem fluido e é possível movimentar-se livremente para todas as direções. Na maior parte das missões, o objetivo é procurar itens e abrir portas, os inimigos aparecem aleatóriamente enquanto o jogador anda pelo mapa. Ao encontrar um checkpoint, é possível descansar, comprar itens, salvar o jogo e motivar as garotas.

O modo de motivação é onde o jogador pode gastar seus pontos em Mini Games para aumentar ataques e skills das garotas. Os minigames são rápidos e simples, as garotas ficam em cenas pervertidas e o jogador precisa interagir em certos pontos o mais rápido possível. Durante as motivation scenes, o PSVita é utilizado na vertical e os comandos podem ser realizados na própria tela touch.

Dentro das batalhas é que o game possui seu diferencial: o jogador deve escolher 4 integrantes do time para enfrentar os inimigos e, dependendo do level e afinidade das garotas, cada uma vai dar sua sugestão de ação a ser tomada no turno da luta para o jogador fazer sua escolha. Diferente dos RPGs comuns em que o jogador possui total controle para escolher a melhor skill que possui, em Criminal Girls, o jogador fica restrito a escolher uma das sugestões de movimento de suas garotas, por esse motivo é importante cuidar do entrosamento entre elas, pois só irão sugerir as ações que tiverem vontade de usar na hora.

As sugestões das garotas são bem variadas, se elas possuem bom entrosamento podem sugerir um ataque conjunto, utilizar skills de ataque e defesa ou até mesmo não fazer absolutamente nada se não tiverem confiança no jogador. É possível também incentivar o grupo utilizando a opção "coach" durante a batalha, nela você pode chamar a atenção, elogiar, mostrar preocupação ou ser compreensivo, cada uma das opções podem aumentar ou diminuir o ataque ou defesa de cada garota dependendo de como ela se sente em relação ao jogador.

Apesar de uma história simples, o ponto forte do jogo fica no trabalho do desenvolvimento de cada personagem. Cada uma possui uma personalidade forte e marcante, o que causa bastante atrito durante toda a história, constantemente elas estão brigando para tomar as decisões, além do fato de haver uma intrusa no grupo, o que aumenta ainda mais a desconfiança entre as garotas.
Um ponto negativo do jogo é seu cansativo grind. Para enfrentar o boss, é necessário ficar enfrentando inúmeras vezes monstros mais fracos para upar o level das garotas, infelizmente não há uma variedade muito grande de inimigos, o que deixa essa tarefa bem repetitiva e cansativa.

Pontos Positivos:

+ Ótimo trabalho na construção da personalidade de cada personagem.
+ Visual agradável e animações simples durante as batalhas.
+ Sistema de batalha interessante.
+ Compatibilidade com Playstation TV.


Pontos Negativos:

- Grind demorado e repetitivo.
- Ausência de vozes durante as "motivation scenes".
- Design genérico dos monstros.


Criminal Girls 2: Party Favors é um daqueles jogos que por possuirem uma temática mais adulta e muito fan-service pode não agradar a todos, além das cenas provocantes, durante o jogo todo existem diálogos e situações pervertidas que acabam passando essa imagem do jogo, mas por trás disso tudo existe uma boa história com personagens carismáticos e um sistema de batalha interessante.


Nota: 7,5

Para mais notícias e reviews, curta Akiba’Spot.

Galeria de Imagens

Criminal Girls 2: Party Favors



Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta