Conheça Hearthstone, o cardgame da Blizzard

Conheça o popular cardgame da Blizzard Entertainment, Heartstone: Heroes of Warcraft, disponível para PC, Android e IOS.

08/07/2018 Última edição em 08/07/2018 às 19:08:11

Durante toda a minha infância, além de animes e Harry Potter, se havia algo que me fazia vibrar de emoção eram os cardgames. Não consigo pensar na minha vida de aluno do Ensino Fundamental sem lembrar de quando começou a passar Yu-Gi-Oh na TV Globinho e eu logo dei de criar meus próprios cards com lápis, caneta, tesoura, folha de almaço e muita criatividade. Era uma carta mais injusta que a outra (pra que balanceamento, não é mesmo?).

Muitas memórias foram acumuladas nesse período, seja de comprar cards não-oficiais no bazar de frente para a escola ou quase ter um infarto ao ver o deck original do Kaiba na Galeria Pajé (Centro de São Paulo), mas no mundo dos cardgames o que mais me segurou durante minha juventude foi Pokémon, nele eu aprendi os conceitos básicos de um cardgame, adquiri amor pelo estilo de game e também percebi que TCGs não são baratos.

Entretanto, depois de grande, dei oportunidade para algo que eu sempre vi com maus olhos; "Magic: The Gathering", e me arrependi amargamente de não ter dado oportunidade a este cardgame antes. A história, a beleza das ilustrações (os preços), os diversos modos de jogo, a complexidade das partidas, tão profundas quanto um jogo de xadrez, tudo em Magic parecia ser grandioso. É tudo muito desafiador e encantador, no começo parecia frustrante a infinidade de regras com as quais eu me deparava, mas a sensação de recompensa a cada rara vitória era muito boa. 

Hoje, se há um jogo do gênero que compete por meu tempo e atenção juntamente com Pokémon e Magic este jogo é Hearthstone, que mesmo não sendo um cardgame físico é tão fantástico, divertido e desafiador quanto eles.

O Game

Criado pela Blizzard Entertainment e lançado oficialmente em março de 2014,  HearthStone é o cardgame que reune personagens e elementos do Universo de World of Warcraft, como heróis, habilidades e criaturas. Não à toa, o subtítulo de Hearthstone é "Heroes of Warcraft". 

Como a grande maioria dos games da Blizzard, Hearthstone possui regras simples,  mas uma mecânica complexa. O jogo nitidamente se baseia em Magic em muitos conceitos, como a divisão dos cards em cores, que em Hearthstone se dividem por classe, como mago ou paladino, e algumas características das cartas, como venenoso, que permite matar um card inimigo ao menor dano causado (igual ao toque mortífero em Magic) ou fúria dos ventos, que permite atacar duas vezes consecutivas (similar ao ataque duplo de Magic).

A interface de Hearthstone é simples e bem intuitiva, alterando poucas coisas da versão de smartphone para a versão do PC. O cenário sempre muito colorido e cartoonesco, com elementos interativos, como uma lápide que é alvejada por um raio se você clicar muitas vezes nela ou um livro de feitos que solta luzes ao brincar com suas páginas. Cada card possui falas específicas, alguns até mesmo animações (os aclamados cards lendários), algo que transforma cada card em algo único e cheio de personalidade, como se fosse de fato um personagem em meio a uma batalha.

O objetivo em Hearthstone é o mesmo de qualquer outro cardgame que eu já tenha jogado, zerar os pontos de vida dos seu adversário antes que ele faça isso com os seus. Por padrão cada jogador inicia a partida com 30 pontos e as formas para se atacar o adversário ou se defender dele variam muito de acordo com a classe do seu deck e o seu estilo de jogo. Cada classe possui um poder heróico único, como na imagem abaixo pode-se notar pela figura de um círculo com um número 2 em um hexágono azul. Esse hexágono representa a mana total para se utilizar qualquer coisa em Hearthstone, seja uma carta ou um poder heróico, e as únicas formas de obter cada vez mais mana é aguardando o turno seguinte ou utilizando uma carta que lhe conceda isso.

As classes em Hearthstone são o principal ponto de definição do seu estilo de jogo. Montar um deck é algo delicado e uma jornada recheada de erros e acertos, onde o seu maior aliado serão as partidas. Saber o que mais combina com você e com sua linha de raciocínio é o ponto chave para construir uma estratégia de batalha eficiente. 

Em Hearthstone, as classes de deck que podemos encontrar são Druida, Caçador, Mago, Paladino, Sacerdote, Ladino, Xamã, Bruxo e Guerreiro. Cada classe com seu herói específico, podendo ser desde um herói padrão, disponível desde o ínicio do game, até um herói adquirido por meio de um evento ou compra na loja da Blizzard. Cada herói também possui suas falas e os heróis adquiridos possuem efeitos especiais próprios, todavia, mudar o herói que representa seu baralho não irá alterar o poder heroico do mesmo, que é defino especificamente por classe.

Assim como em Magic, as cores dos decks influenciam nas principais habilidades de suas cartas, as cartas de cada classe também possuem características próprias. Montar um baralho de sacerdote pode significar que você terá cartas que lhe permitem curar a vida de seus lacaios e mantê-los em batalha por mais tempo, mas também pode significar que você gosta de usar feitiços de sacerdote que o permitam assumir o controle de lacaios inimigos. 

Além dos tipos de decks, em Hearthstone existem também os tipos de cartas (me perdoem por as vezes falar cards e as vezes falar cartas, não consigo me decidir), vamos conhecer melhor cada um deles?

Lacaios

Eu poderia ficar explicando cada carta, cor, raridade, dentre outros conceitos técnicos, mas o interessante aqui é saber para que serve cada tipo de carta em Hearthstone, e os lacaios são o que podemos chamar de bucha de canhão. São eles que vão para o campo de batalha lutar sob seu comando, são, na maioria dos casos, sua principal ferramenta de batalha e saber como combiná-los com outros lacaios ou com outros tipos de cartas é fundamental para a vitória. Há também uma necessidade muito grande em se ter uma noção de QUANDO usar determinado lacaio. Às vezes, esperar um pouco para jogá-lo juntamente com outras cartas pode evitar ser pego de surpresa por algo que seu adversário tem na manga, outras vezes pode ser o maior fiasco. Além de técnica, Hearthstone é também um jogo de muita sorte.

Cartas de feitiço são uma coisa do demônio quando oportunas, em um momento você está ganhando a partida e, no seguinte, uma única carta pode acabar com a sua festa. Os efeitos são diversos, elas podem causar dano ao oponente, podem restaurar sua vida, podem destruir instantaneamente aquele obstáculo maldito no seu caminho ou podem fazer um leve suspense se forem da categoria SEGREDO, funcionando igual as cartas de armadilha em Yu-Gi-Oh!, onde os efeitos são desencadeados se cumpridas condições específicas. É sempre frustrante ver aquele seu lacaio querido, que você esperou tanto para jogar na mesa, ser transformado em uma ovelha 1/1 por um deck de Jaina (mago) do seu oponente.

Cartas de armas são outro charme do jogo e são uma das poucas condições que tornam seu herói possibilitado a atacar diretamente o oponente ou seus lacaios. É a famosa "se quer uma coisa bem feita, faça você mesmo". Alguns jogadores constroem decks completamente focados no uso de armas, como alguns decks de ladino ou de guerreiro, e a cada nova expansão novas ideias e novas fórmulas surgem para esse tipo de estratégia, provenientes das novas cartas que são sempre inclusas no game a cada 3 meses. Uma das últimas expansões, Kobolds e Catacumbas, foi expert em trazer armas novas para o game.

Cartas de heróis começaram a aparecer em Hearthstone a partir da expansão Cavaleiros do Trono de Gelo e trouxeram novos elementos surpresa para as partidas. O fato de poder mudar o herói que representa seu deck assim como sua habilidade heróica no meio de uma partida reforçou algo que Hearthstone já há algum tempo tem demonstrado ser, divertido e imprevisível. 

Modos do game

Como já era de se esperar da Blizzard, travar batalhas 1x1 com decks para ver quem é o melhor não é a única forma de se jogar Hearthstone, muito pelo contrário, o game está repleto de outros meios de se divertir e de testar suas habilidades, conheça alguns deles:

  • Ranqueada: Subir de ranking pode ser uma tarefa árdua e minuciosa, apenas os melhores conseguem chegar ao topo sem despencar como um idoso desequilibrado em uma escada rolante. Dividido em modo Padrão e Livre (o temido Wild), as ranqueadas sempre concedem recompensas aos jogadores no final de cada temporada (uma por mês), além de um verso exclusivo para seus cards que só podem ser obtidos no mês referente aos mesmos.
  • Modo Aventura: Com uma história por trás de cada aventura indiviual, este modo coloca cada jogador contra a I.A. dentro de um sistema específico, onde seus decks serão montados conforme o seu progresso, mas não serão mantidos caso você perca durante a jornada. Alguns modos de aventura são desbloqueados gratuitamente quando lançam determinadas expansões, outros são adquiridos exclusivamente pela loja do game.
  • Arena: Arena é um modo onde só pode participar quem comprar seu ingresso, podendo ser pela moeda do game, conquistada ao cumprir as missões diárias, ou ao vencer uma quantidade específica de partidas. Funciona como uma mescla do sistema de ranqueadas, onde quanto mais alto você subir melhores os prêmios que poderá obter, com o sistema do aventura, onde o deck é construído durante a jornada, ao invés dos seus decks já prontos e habitualmente guardados.
  • Taverna: Um dos meus modos preferidos, o Taverna funciona quase como o Contenda de Heroes of the Storm ou o Arcade do Overwatch (outros games da Blizzard), onde as regras mudam eventualmente de acordo com a temática do momento. Você nunca sabe o que poderá encontrar ao entrar em uma Taverna, mas sempre será algo absurdo e inusitado, como tem que ser.

Conclusão

Hearthstone é um jogo divertido e inteligente, onde estão reunidos os elementos clássicos dos jogos TCG e, ao mesmo tempo, toda a magia do mundo de World of Warcraft. Com modos de jogo diversos para agradar perfis de jogadores dos mais variados, o game possui uma atualização trimestral onde expansões adicionam novas mecânicas ao jogo e tornam obsoletas mecânicas já há algum tempo manjadas pela comunidade, com a finalidade de nunca manter um meta por muito tempo e mobilizar os jogadores a repensarem seus decks a todo instante.

Os pontos fortes do game ficam pela sua praticidade em relação aos TCGs físicos. Se você tem uma carta neutra (que pode ser implementada em qualquer tipo de deck), não precisa ter 10 cópias dela para colocar em 10 decks diferentes seus, uma única carta pode aparecer em todos os seus decks se você desejar. Outro ponto forte do game é que ele não é exclusivo de PC, mas também se encontra disponível para iOS e Android, onde você pode acessar exatamente a mesma conta e manter deus decks e suas conquistas para utilizá-los em qualquer lugar que desejar.

Por fim, a comunidade de Hearthstone é muito ativa e muito participativa, campeonatos mundiais realizados pela Blizzard tornam o cenário competitivo atraente e apreciado, sem contar que o game está fortemente representado na Twitch TV, o melhor lugar para se aprender com os melhores que podem nos ensinar. 

Talvez o único ponto negativo em Hearthstone seja a não total gratuitadade do game. Comprar packs de cartas, heróis específicos e aventuras mais antigas pode ser um pouco frustrante no sentido do investimento a ser realizado no game. Eu mesmo já gastei facilmente mais de mil reais em Hearthstone em menos de um ano, mas claro que o game não torna impossível a sua apreciação para aqueles que não querem gastar, o acessó é 100% gratuito e é possível comprar packs de cartas com a moeda do jogo (que é o que eu venho fazendo para economizar), a única questão é que se você está pensando em ter muitas cartas sem gastar um real por isso vai ter que jogar bastante e se dedicar muito ao game.




1 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
Konekomaru
1 semana atrás
Que matéria bacana!