Clannad - Especial 10 anos!

Clannad está completando 10 anos! Não percam esta matéria incrível em homenagem ao anime top 1 do redator Snow!

15/06/2017 Última edição em 15/06/2017 às 14:52:11

Este é um mundo que já se acabou.
Nada nasce; nada morre.
Nem o tempo existe.
Se eu devesse encontrar um lugar para nascer, eu compreendo que não deve ser aqui.
Existe uma pessoa em um mundo assim.
Será que ela pode me ver?
Eu não nasci neste mundo.

A garota que vive sozinha no mundo que se acabou.
A garota que vive num mundo imóvel e inabitado.
Por alguma razão, ela me despertou interesse.
A vida daquela garota é muito solitária.
Ninguém além dela existe.
É uma pena... desde que nada nasce ou morre aqui.
O mundo é assim.

Aquele corpo foi feito para mim.
É "Desejar", tudo o que eu preciso fazer?
Desejar nascer neste mundo...
O primeiro e único caloroso neste mundo.
Desde um tempo atrás, tenho sussurrado isso.
Buscando-a, eu nasci neste mundo.
Sacrificando em troca uma vida em um novo mundo, e tudo o que eu iria ganhar.

Juntando pedaços de lixo retirados de algum lugar,
A garota fez um corpo para mim.
Minha memória estava confusa.
Precisava fazer esforço para me lembrar.
Onde eu estava até agora,onde eu estava tentando ir?
Eu não podia falar com a garota.
Mas, este era o calor que eu buscava,
O único calor desde mundo.
Só que por causa do corpo de lixo,eu não podia sentí-lo...

Muito bom dia, boa tarde e boa noite, ouvinte e leitor da Rádio Blast! Hoje teremos uma matéria muito especial, pois este ano Clannad está completando 10 aninhos de existência (e não podia ficar sem uma super matéria), além de ser meu anime favorito!

Caso você não tenha assistido Clannad e não queira ter spoilers, assista e depois volte aqui, pois como essa é uma matéria especial, terá spoilers, ou caso você não se importe com isso, fica por sua conta em risco. Mas promento não abusar muito, para não estragar a experiência de vocês com o anime!

Visual Novel

Clannad, inicialmente, foi lançado como uma visual novel, produzida pela empressa Kay e lançado para PC, Playstation 2, PSP, Playstation 3 e XboX 360.  Possui um enredo não linear, oferecendo cenários pré-determinados com momentos de interação do jogador, influenciando no curso das 5 protagonistas femininas. Clannad teve várias adaptações, sendo elas 4 séries de mangá publicadas pela Comic Rush, Comi Digi+,  a terceira pela revista Dengeki G's Festival comic e a última lançada pela Dragon Age Pure; 1 Filme feito pela Toei Animation (o mesmo estúdio de Digimon), sob direção de Tatsuya Ishihara, lançado dia 15 de setembro de 2007, e 2 séries de anime com 2 OVAs produzidos pela Kyoto Animation, que também produziu outras obras da Kay, como Air e Kanon.

A jogabilidade de Clannad é dividida em 2 arcos, "School Life" e "After history". Em School Life, o protagonista Okazaki tomoya está no último ano do ensino médio e desiludido da vida com seus problemas. Nesse arco da novel, Tomoya interage com todos os personagens, mas o foco é mantido nas cinco protagonistas. Na metade deste arco, dependendo das escolhas feitas pelo jogador em School Life, nos "pontos de decisão", o segundo arco será direcionado a uma rota relacionada a uma das protagonistas.

Em After History, dependendo das escolhas do jogador, teremos rotas diferentes na história, e esse arco também é uma extensão da história da Nagisa (heroína principal), mostrando a vida de Tomoya e Nagisa pelos próximos 10 anos. Os personagens de School Life estão presentes, porém com importância menor.

Inicialmente, apenas o primeiro arco está disponivel para ser jogado, sendo necessário terminá-lo para desbloquear After Story. O game requer pouca interação do jogador, sendo a maior parte leitura de diálogos e pensamentos íntimos do personagem, a não ser pelos "pontos de decisão", onde a história pode ser direcionada pelo jogador, tendo 13 finais diferentes.

Como dito acima, Clannad teve outras versões de mídia, mas aqui vou focar no anime, onde será contada a história de Tomoya e Nagisa.

Anime

O anime de Clannad foi anunciado em 15 de março de 2007 e estreou em 4 de outubro do mesmo ano, com 23 episódios e 1 OVA, e a segunda temporada, intitulada After Story, com 24 episódios sendo 22 regulares, 1 extra e 1 como resumo da história, mostrando a visão da Nagisa e não de Tomoya.

Clannad começa do mesmo jeito que a Visual novel,  contando a história de Okazaki Tomoya, um estudante do ensino médio desiludido da vida. Tomoya é orfão de mãe e, devido ao falecimento de sua mãe quando ainda era pequeno, seu pai Okazaki Naoyuki passou a beber e jogar, o que começou a gerar muitas brigas entre Tomoya e Naoyuki. Uma noite, Naoyuki chegou bêbado em casa e começou a discutir com Tomoya e, por um momento de descontrole, Naoyuki empurra Tomoya contra a janela e os estilhaços do vidro cortam gravemente o ombro de Tomoya, impedindo-o de jogar basquete, uma atividade que ele gostava muito de praticar, fazendo com que se distanciasse da escola e iniciasse assim sua vida de delinquente. Essa cena da briga de Tomoya com seu pai não é mostrada no anime e sim no filme. O incidente cessou as brigas de Tomoya com seu Pai, porém eles se tratam de forma distante, como estranhos, e não como pai e filho.

Ao mesmo tempo que isso acontecia com Tomoya, seu melhor amigo Youhei Sunohara (ainda nesse momento específico eles não se conheciam) é expulso do clube de Futebol por um briga, fazendo que Sunohara também vire um delinquente. Tomoya e Sunohara se conheçem na diretoria, após entrarem em confusões distintas, e simplesmente um olha para a cara do outro e começam a rir, iniciando assim sua amizade.

Como ambos estão desanimados de suas vidas e não podem mais participar de seus clubes, tornaram-se deliquentes e muitas vezes matavam aula e ficavam no dormitório de Sunohara sem fazer absulutamente nada, e é nesse ponto que o anime de Clannad começa.

No primeiro episódio, Tomoya está subindo a rua da escola  e encontra com Nagisa Furukawa, para, olha para ela e, de repente, ela diz "ampan", que é um doce que ela gosta muito. Isso é o que Nagisa faz quando está com alguma dificuldade: ela começa a falar sozinha, se lamentando que as coisas que ela gosta e não mudam, e que nada pode ficar sem mudanças. Nesse momento, Tomoya diz a ela que ela deve  procurar coisas novas que a façam feliz, e Nagisa fica surpresa a princípio por Tomoya falar com ela, não diz nada, e ele simplesmente diz "vamos" e ambos começam a subir a colina da rua da escola.

A partir deste ponto, a trama começa, e como na Visual novel, a protagonista principal é Naguisa Furukawa, porém aqui não temos pontos de decisão. O anime conta a história de Tomoya e Nagisa, porém, há outras protagonistas que têm presença na história de forma muito ativa. Nagisa é um ano mais velha que Tomoya, ela repetiu o ano letivo por ficar muito doente e não poder participar das aulas, e por isso todos os seus amigos não estão mais na escola. Ela acaba sozinha e com dificuldades para fazer novas amizades. No intervalo, Tomoya a vê lanchando sozinha e decide lhe fazer companhia, onde ela conta para Tomoya que é repetente e de sua dificuldade de fazer novas amizades. Tomoya questiona por que ela não faz parte de algum dos clubes da escola, porém  Nagisa diz que quer entrar para o clube de teatro, mas não sabe se ele está com vagas abertas. Ao final do dia,Nagisa decide ir ao clube com tomoya e lá eles descombrem que o clube foi fechado, pois os antigos membros haviam se formado e um não houve novos membros para mantê-lo aberto. Tomoya decide ajudar Nagisa a reabrir o clube e, para isso, ele irá convencer seus amigos a ajudá-la também, e aqui começa a amizade de Tomoya e Nagisa, na verdade de todos os protagonista, pois no começo eles não são tão "chegados" assim.

Personagens

Okazaki Tomoya

Tomoya,apesar de ser rotulado como um delinquente, tem um personalidade estável, é uma pessoa carinhosa, que gosta de seus amigo e mostra isso no decorrer do anime inteiro. É muito esforçado e tem bom coração, sempre que possível ajuda o próximo, um exemplo disso é que Tomoya ajuda Nagisa com o clube de teatro. As vezes Tomoya acaba sendo troll, principalmente com Sonohara que, como dito, é seu melhor amigo.

Furukawa Nagisa

Nagisa é uma menina muito meiga, delicada e extremamente carinhosa, chega até a ser inocente e infantil em alguns aspectos.  Nagisa tem uma personalidade fraca a príncipio, mas ela vai se fortalecendo com o tempo e se mostra uma garota muito forte, porém, tem um sério problema de saúde (que não foi especifícado na história), mas mesmo assim ela abre mão de seu bem estar pelas pessoas.

Youhei Sunohara

Sunohara é o tipíco mala sem alça, exibido e encrenqueiro, sempre se envolve em brigas e apanha, porém quando ele entra em uma por um motivo correto, aí ele briga pra valer, mas sua real personalidade é ser fiel aos seus amigos e parceiro pra todas a horas. Sunohara é a parte cômica do anime, pois é o que sempre se ferra de graça.

Fujibayashi Kyou

Kyou sempre tenta dar uma de valentona e é super protetora de sua irmã gêmea, chegando a ser agressiva, mas é meiga e impulsiva. Ela sempre tenta juntar sua irmã e Tomoya, porém ela é apaixonada por Tomoya também. Um dos episódios OVA é dedicado somente a ela.

Fujibayashi Ryou

Ryou é meiga, amavél, atrapalhada, tímida e carinhosa, ela e Nagisa são parecidas no jeito de ser (ambas são o tipo que garota que você quer como esposa na vida real rsrs). Ryou é apaixonada pro Tomoya, mas ela não cosegue conquistá-lo  e ainda tem como concorrente sua irmã, que também gosta de Tomoya.

Ichinose Kotomi

Kotomi é extremamente inteligente, sempre na biblioteca da escola lendo livros complexos e em outros idiomas. Ela sempre está entre os 10 no rank de exames nacionais, por isso seus professores não se importam que ela não vá as aulas e fique na biblioteca. Ela é muito reclusa e começa a se relacionar com as pessoas após Tomoya a conheçer e lhe apresentar Nagisa, Kyou e Ryon.

Sakagami Tomoyo

Tomoyo é uma aluna transferida do segundo ano. Ronda rumores na escola que ela é violenta, mas é uma boa garota preocupada com a escola e para variar ela se apaixona por Tomoya. O segundo OVA de clannad é focado nela, alias esse OVA é o melhor de Clannad.

Há mais duas personagens que eu não citei, e nem vou, pois tem alguns episódios envolvedo as duas, e citá-las é um spoiler muito grande que vai comprometer muito a experiência de vocês. Também não vou falar mais sobre a segunda temporada do anime, pois falar dela é entregar todo o anime, mas posso adiantar que é muito emocionante, muita coisa vai rolar, mas o foco será mais em Tomoya e Nagisa. Caso vocês queiram ver os OVAs primeiro, podem sem nenhum problema, pois eles não têm relação com a história principal, pois eles são focados em protagonistas diferentes.

Trilha Sonora

Clannad tem uma trilha sonora muito linda, dramática mas linda. As músicas são bem trabalhadas e muito bem utilizadas nas cenas do anime. Eu, particularmente, acho difícil descrever músicas, então vou deixar com vocês as aberturas e encerramentos e algumas OSTs:

Minha experiência com Clannad

Clannad é um anime que mexeu no fundo dos meus sentimentos. Não é um anime perfeito, eu sei, mas eu me indentifiquei muito com o protagonista, muito do que ele viveu foi o que eu queria viver também, além de ser umas das historias mais bonitas que eu já vi. A primeira vez que eu assiti, fiquei uns dias com o psicológico abalado, tamanha ligação que eu criei com a obra. Não sei se uma terceira temporada ficaria boa, mas uns 2 episódios extras com certeza seriam uma boa, deixaria esse redator bobão e carente, e viciado em shoujo, muito feliz rsrs. Não sou muito de chorar com animes e nem filmes, mas Clannad conseguiu tirar umas lágrimas, valeu a pena derramá-las!

Clannad, sem duvídas, me marcou muito, é meu anime favorito. Foi com muito carinho que escrevi essa redação para vocês, não foi a melhor que eu já fiz, mas tem muito sentimento nela, fico muito feliz por você que a leu até aqui e deixo meu obrigado!

Não deixe de comentar o que achou e sua opinião sobre Clannad caso já tenha visto. E você que se interessou após terminar de ver o anime, volte aqui e comente como foi sua experiência, estarei abrindo essa matéria para respondê-los!

Muito obrigado, pessoal, e até a próxima!




4 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
Snow
3 meses atrás
Clannad é top 1 ever pra mim Loro-Jose rsrs vai ser difícil tirar ele ahaha, mas FMA é épico tbm e sobre a musica eu te entendo perfeitamente e e sei bem como se sente, mas fique tranquilo vc não é o unico rsrs
Loro-Jose
3 meses atrás
Clannad e Fullmetal Alchemist (as duas versões) dividem a primeira posição dos meus animes preferidos... Acho que Clannad quase me fez desidratar enquanto eu assistiaNão consigo escutar "Chiisana te no Hira" sem me afogar... Essa música vem com cebolas descascando junto T.T
Snow
3 meses atrás
Que bom Layla fico feliz ^^, sei lá esse anime, mexeu muito comigo rsrs
LaylaBoy
3 meses atrás
Muito bom... Me fez lembrar quando assisti!