As Bonecas Kokeshi 2

Confere aí!

15/10/2015 Última edição em 15/10/2015 às 00:00:00

Nessa segunda parte, conheça o lado não tão fofo da história dessas pequenas bonecas.

 

Existe uma relação entre as bonecas e o infanticídio, e essa relação teria aparecido pela primeira vez em 1965, em um romance de um escritor japonês, onde ele fez um jogo de palavras sem considerar as consequências. A partir deste momento, começaram a relacionar histórias da boneca com palavras como “crianças mortas” em alguns programas de televisão e revistas.

Para quem não sabe, o infanticídio era uma prática comum no Japão até o século 20, onde muitas famílias abandonavam seus bebês em montanhas (ou pessoas de idade) ou se livravam deles de outras formas. Esse era um recurso usado geralmente por famílias das áreas rurais ou extremamente pobres como forma de planejamento familiar.

Outro fato de optar pelo assassinato de recém-nascidos é que, ao invés do aborto em fetos, seria a vantagem de exercer um controle mais preciso em relação ao sexo dos bebês dentro da família ou até mesmo dentro de uma aldeia.

Além disso, ter gêmeos era considerado de má sorte, assim como ter bebês nascidos com alguma deformidade genética, por isso estes também eram vítimas do infanticídio. Em alguns casos, o assassinato era feito pela própria parteira, que as envolvia bem em trapos, para que seus braços e pernas ficassem colados ao corpo, antes da morte.

Isso fez surgir um motivo que faz algumas pessoas relacionarem o fato da boneca Kokeshi não ter braços nem pernas. Dizem também que as bonecas antigas do Período Edo são artigos raros hoje em dia, devido a um ritual onde se queimava a boneca como forma de libertar a alma da criança e, assim, seu espírito recuperar a paz.

Mas muitas lendas dizem que essas bonecas guardam as almas das crianças assasinadas e que elas são destinadas a almadiçoar.

Para quem gosta de curtas de terror, recomendo assistir a esse curta: Kokeshi - Curta sobre a lenda japonesa da boneca de madeira. Você pode encontrar facilmente no Youtube.

E, com isso, encerro a lenda das bonecas Kokeshi. Semana que vem tem assunto novo, não percam!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta