Aberturas de Animes!

Confere aí!

02/05/2016 Última edição em 02/05/2016 às 00:00:00

A maioria das pessoas deve ser como eu, eu acho pelo menos: se gosta da abertura, tem certeza que vai gostar no anime, porque a abertura é aquele momento em que você experimenta pela primeira vez os personagens, sente sua energia e que tipo de anime será.

Se eu vejo uma abertura e ela não me diz nada, não a sinto, não experimento aquela emoção dentro de mim e não engasgo com um nó na garganta, então simplesmente não me interesso (tanto) pela obra. Se a abertura não convence, não dou aquele “voto” de confiança de que o anime será bom!

Claro que uma abertura ruim não significa que o anime será ruim, não estou dizendo isso, mas que a abertura ganha o fã não se pode negar. E não são apenas pelas imagens que devem agradar em uma abertura, as músicas tem que combinar com todo o enredo que será contado, pois elas irão contar alguma coisa sobre os personagens ou sobre a história em si.

As músicas de abertura convencem...

Sabe aquelas músicas que não saem da mente, que você cantarola o tempo todo e que quer muito aprender (porque às vezes cantar em japonês é dureza)? É sobre elas que quero falar.

Então, o que eu estou dizendo afinal?

Que teremos um “post” musical!

Oba!

Eu amo músicas de aberturas de animes, porque elas refletem um pouco do que eu espero daquele anime. Para ser sincera, sei que muitas pessoas pulam as aberturas quando têm oportunidade, mas eu as vejo mais de um vez antes mesmo de ver o capítulo. Doideira? Até acho, mas músicas de anime mexem com tudo, com minha mente, com minha alma, e me preparam para aquele anime, me introduzem ao mundo que vou entrar, pois às vezes não vemos o anime por muito tempo e esquecemos seus personagens e a abertura serve para nos lembrarmos dele, de reconhecermos neles suas características e defeitos.

Mas vamos ao que interessa?

Músicas de animes.

Cada um de nós possui sua abertura preferia, por isso, eu não vou te enganar, as que estão aqui são apenas as cinco das que eu mais gosto, mas o objetivo é ver o que elas nos dizem, o que elas representam naquele momento do anime e mostrar para você, caro leitor, que é possível apreciar uma boa abertura.


1- AGAIN, de Fullmetal Alchemist Brotherhood

Não tenho que dizer que ela foi certeira. Sim, você esperou anos para ver FMA:B e ela não te decepcionou. Trouxe à tona todos os personagens novamente, lembrou-nos quem eles eram, o que queriam e, principalmente, o quanto a troca equivalente era vital. A primeira coisa que vemos é o movimento de transmutação que o Edward faz quando vai usar a alquimia, só que não é ele, é o pai dele mais novo. Com isso, você já toma ciência de como será toda a narrativa da história, e cá entre nós, ela foi épica.

Ver a imagem da casa dos irmãos Elric sendo queimada, então, lembrou-nos: não há como voltar, só caminhar para frente é que interessa. Sem dizer a aparição de personagens icônicos que nós amamos, como Roy Mustang e sua assistente fiel, além de todos os seus colegas de trabalho. Ou então lembrar um pouco dos homunculus.

Sim, a abertura trouxa à tona tudo aquilo que a gente queria ver de novo, só que repaginada e engatilhada para nos mostrar tudo aquilo que o mangá foi!

E o que dizer da música em si? Again (De novo/Mais uma vez), de YUI, é perfeita para a sensação que vamos experimentando a cada momento que as imagens passam. Vamos nos lembrando que, às vezes, nos perdemos, tropeçamos, erramos e temos que começar de novo, levantar e seguir, sem esquecer de pedir desculpas àqueles que ficam pelo caminho.

Por isso, “Again” está aqui, está para mostrar que uma abertura por ter uma lição para te ensinar, para ensinar aos personagens e, principalmente, para nos fazer acreditar que de alguma forma a chuva vai parar e vamos poder caminhar sem olhar para trás.


2- SHINGEKI NO KYOJIN, de Attack on Titan

Por esta você não esperava. Ou talvez até esperasse. É uma das aberturas mais faladas dos últimos tempos. E o que ela nos traz? A sensação de que estamos confinados em nossa mera condição de “presas”, que seremos caçados e destruídos e que nada que fizermos será suficiente para nos protegermos do que nos ameaça. Quer abertura mais empolgante e ao mesmo tempo pessimista que esta? Impossível.

O ritmo é alucinante e as imagens passam sempre num tom sombrio. E é isso mesmo que nos espera quando a abertura termina, um mundo triste, terrível e dominado por seres que querem devorar a raça humana.

Claro que o anime é bem mais que isso, mas a abertura nos deixa preparados para, a qualquer momento, entrarmos em ação, lutarmos e, de “caça”, tornarmo-nos “caçadores”.

É impressionante como as cenas são impactantes. Vemos os personagens banhados em sangue, seus olhos saltando de horror e de loucura, suas feições se transformando. É como se estivéssemos realmente entrando num mundo totalmente novo e fossemos apenas mais um ser frágil a ser protegido!

Fora que o uso das imagens combinado à nuance da música nos põem no lugar do protagonista, queremos estar lá, queremos defender aqueles que amamos e vingar aqueles que perdemos. Queremos muito mais do que apenas assistir.

Então, o que percebemos com esta abertura? Que somos frágeis, que somos insignificantes e que, mesmo assim, somos capazes de lutar! Preparado para seguir em frente?


3- SIGN, de Naruto

Você pensou que Naruto não entraria nesta lista, mas vou te dizer uma coisa, ele merece estar aqui por causa desta música, desta abertura que nos faz lembrar de um personagem muito importante. Sim, estou falando do eterno Jiraiya, o ninja pervertido mais amado de todos.

O que vemos nesta abertura é o inicio do relacionamento de amizade e de fraternidade sendo esmagado pelo tempo e por tudo aquilo que aconteceu, despedaçando-se em mil pedaços, sendo destruído por mãos conhecidas. Também não podemos esquecer de outro ninja incrível que perdemos ao longo da série: Itachi.

A música é bem significativa, fala sobre cicatrizes e o que elas fazem por nós. Elas nos protegem de cometermos o mesmo erro ou mesmo da dor. A dor da perda é algo muito importante, ela penetra em nossas almas e, muitas vezes, nos torna pessoas frias e intangíveis, mas algumas vezes esta dor apenas nos protege de algo muito pior, nos protege de nós mesmos.

A abertura cai “como uma luva” no momento em que o anime estava passando, era o momento em que Sasuke obteve a sua vingança e o momento em que Naruto perdeu Jiraiya em uma missão. A perda os fez sofrer de maneiras diferentes, fez eles sangrarem e, mesmo assim, vemos que eles continuaram seus caminhos até o seu destino, pois a dor os ensinou muito mais do que poderiam supor: que a perda é algo irremediável, que a perda traz consequências para o resto da vida.


4- GENESIS, de Dimension W

Você não conhece este anime? Sério? Então vá e assista e é para já, para ontem! E por que estou dizendo isso? Porque é um excelente anime, nós já até falamos dele por aqui. Mas hoje vou só falar mesmo da abertura.

Primeiro: dance como eu danço! Isso mesmo, ela tem um ritmo gosto de “danceteria”. Manja? Para dançar, até o personagem principal dele dá seus passos de dança! É bem divertido, com toda certeza.

Segundo: aproveite a apresentação daqueles que são os personagens principais. Eu acredito que as aberturas devem ter esta função, com toda certeza, e exibir um pouco dos personagens, apresentando-nos seu “gingado” e suas facetas mais “sexy”. Por isso, a abertura de Dimension W é excelente.

"Mas o que ela nos ensina?", você se pergunta. "O que ela agrega?" Logo te digo: agilidade. Você entra no frenesi no anime, preparando-se para as cenas de ação (que são excelentes) e para todo o mistério que envolve a Dimensão W. Uma abertura, muitas vezes, deve nos preparar para aquilo que vamos ver e é isso que Genesis faz.


5- A CRUEL ANGEL’S THESIS, de Evangelion.

O clássico sempre será o clássico!

Sim, a música deste anime DIZ TUDO sobre ele, ela não esconde absolutamente nada de nós: estamos diante do fim do mundo e alguém terá que se levantar e enfrentar o seu destino. Temos aqui um clássico, com uma abertura épica. Não preciso dizer muito sobre ela e peço licença poética para transcrever a tradução das duas primeiras frases cantadas:

“Como um anjo sem senso de misericórdia.
Ergue-te, rapaz, para o céu como uma lenda!”

Ora, o anime nos traz tudo aquilo que se espera dele: conflitos mentais e físicos, intrigas e mistérios, lutas e muitas dores, atos e consequências. A abertura deixa bem claro aquilo que devemos esperar do anime: o desespero humano para sobreviver!

O que devemos aprender com esta abertura? Que não há quem fuja de seu destino, tenha certeza disso! Sempre!


E fico por aqui, com estas músicas na minha mente, martelando como se houvesse ainda muito mais para se aprender com elas.

Deixem suas aberturas preferidas aí embaixo!

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta