A vingança nunca é plena...

Confere aí!

01/07/2016 Última edição em 01/07/2016 às 00:00:00

Chega de romance! Cansei! Quero dizer, difícil de cansar, mas este mês “do amor” deu tudo o que precisava dar né, do jeito certo de se dizer isso!

Pois bem, vamos saltar do amor eterno à NECESSIDADE DE VINGANÇA? O que acha? Hoje vamos falar exatamente deste assunto: VINGANÇA.

 

(não este)

Quem nunca pensou em se vingar de alguém? Eu disse pensou, pois, vingança não é algo bonito. Eu já pensei em me vingar de muitas pessoas, mas chega na hora, sinceramente, eu acho que não vale a pena (dando péssimo exemplo).

Mas é fato! A vingança às vezes é algo que consome as pessoas, que as faz pensar em como saciar aquele desejo de descontar sua ira em algo ou alguém. Muitas pessoas não sabem canalizar sua raiva e partem para o que se chama “troco”. Isso, caros leitores, nada mais é que a “vingança”.

E como já diria o “Seu Madruga”: “Vingança nunca é plena, mata a alma e envenena!”... Mas, quem liga para isso quando a vingança gera um bom anime?

Enfim, vamos falar de animes com o tema vingança. Prepare seu coração para entrar em um mundo onde a piedade não faz parte da alma e onde a ira domina o coração!

 

AVISO DE SPOILERS (entre por sua conta e risco)

 

Primeiro quero falar de Jigoku no shoujo. Um anime extremamente profundo que nos remete ao nosso âmago, ao que somos e ao que pensamos ser, a nossa selvageria e ao mesmo tempo a necessidade de fingirmos aquilo que não somos capazes de ser verdadeiramente.

Em uma aldeia japonesa havia um ritual para que a colheita fosse boa, que era o sacrifício de uma menina de sete anos. Este sacrifício deveria ocorrer a cada sete anos. É quando Enma é escolhida para o sacrifício, por ter sete anos e também por ser considerada um "monstro" na vila (relatos de que teria feito um animal retornar a vida). No entanto, os pais de Enma não aceitam esta decisão e confiam a menina a seu primo Sentarō, que a escondesse para não ser enterrada viva.

Seis anos passam e Enma já tem 13 anos, no entanto, a aldeia passa por um período de dificuldades, pois a colheita não dá lucros. Desconfiados de que Enma está escondida, um grupo de pessoas segue Sentarō enquanto este leva suprimentos para a menina, descobrindo então que Enma estava viva esse tempo todo. Culpam-na pela falta de comida e a condenam, junto com seus pais, a serem enterrados vivos, como um perdão aos Deuses.

Por causa disso, os aldeões obrigaram a Sentarō a começar a enterrá-la primeiro, como uma forma de punição a ele e um pedido de desculpas aos Deuses. Emma, por causa disso, passa a odiar Sentarō, pois tinha confiado a sua vida a ele, e ele escolheu a aldeia em vez dela.

Mesmo depois de morta, jurou amaldiçoá-los, entregando sua alma ao Senhor Do Inferno jurando assim fechar seu coração para qualquer sentimento, em troca, se vingaria da vila e vingaria o rancor dos outros. Se ela não cumprisse sua tarefa, a alma de seus entes queridos vagariam no Inferno para sempre.

Por sua vez, Sentarō saiu da Vila, pois se sentia culpado pelo que havia feito. Quando ele estava saindo da vila, viu que Enma, de alguma forma estava colocando fogo na Vila.  Sentarō foi morar no templo onde Emma estava escondida antes de morrer, e lá ele criou o Templo Das Crianças Dos Sete.

Agora, a tarefa de Emma é levar 8 mil almas para o Inferno no período de 1.000 anos, estas almas serão daqueles que merecem sofrer uma vingança, por serem pessoas de índole duvidosa.

Uma das frases no anime impacta bem os sentimentos que ele pretende passar: “Se você realmente deseja ter a sua vingança, você deve puxar o fio vermelho. Você fará um pacto comigo assim que puxar o fio. O receptor de sua vingança será transportado imediatamente para o Inferno. Porém… Uma vez que vingança é feita, você deve pagar a compensação. Duas covas irão aparecer quando você amaldiçoar a pessoa. Se fizer o pacto, você irá para o Inferno também. Isto será depois que morrer. Você não será capaz de ir para o Céu. Sua alma será mergulhada na dor por toda a eternidade. Isto é uma decisão sua…”.

 

 

Outro anime com vingança é CODE GEASS! Você achou que ia passar sem ele, não é? Pois se enganou!

Code Geass é com toda certeza um anime no qual a vingança é levada até as últimas consequências, até o ponto do personagem principal achar que o melhor seria ele morrer, pois só assim o mundo encontraria paz.

Mas vamos à história.

Temos de um lado Lelouch, um estudante normal, com uma inteligência acima da média e um humor realmente difícil. Ele possui uma irmã que, por problemas do passado, ficou cega e paraplégica. Se não bastasse isso, seu melhor amigo é um soldado do exército inimigo! Bem, acho que já dá para sacar né?

Lelouch viu sua mãe ser assassinada e seguidamente foi expulso por seu pai do seu país, sendo enviado para o Japão. Tudo isso aconteceu quando Lelouch era muito jovem, sendo que ao chegar ao Japão foi acolhido pela família do primeiro ministro japonês como uma “moeda de troca”, para que se assegurasse que o Japão nunca seria invadido pelo Império de Britânia. Ledo engano, mesmo com o filho em terras estrangeiras o Imperador não teve problema algum em invadir o Japão e o transformar no Distrito 11.

É ai que a ira de Lelouch começa a aflorar! Ele não aceita a morte da mãe, a doença da irmã e o total desprezo de seu pai por ele e decide: o Império deve ser extinto. Ele decide se vingar de todos aqueles que lhe causaram mal e isso inclui: seu pai, seus irmãos e todas as demais pessoas que atravessarem o seu caminho (e isso incluiu seu melhor amigo Suzaku). Seu plano era destruir o Império.

Aliás, planos que foram adiantados quando em sua vida entra C.C. uma garota misteriosa que concede à Lelouch o poder do GEASS e é com este poder que ele irá se vingar de todos. Para isso adota outro nome: ZERO e vai à luta, liderando a Rebelião!

O que seria de Code Geass se não fosse a ânsia de Lelouch/Zero pela vingança? Seria um anime de Mechas sem muita graça. Mas ele coloca pimenta em tudo e age sem medo de se arriscar, pois seu jogo é “tudo ou nada” e ele ainda tem muito o que perder (sua irmã e seu melhor amigo)!

Uma frase que sintetiza bem o anime é: “Os únicos que podem atirar são aqueles que estão preparados para levar o tiro” (Lelouch).

 

 

Por fim, quero fazer de um anime que está para ser lançado e que será uma excelente dica para as suas férias... 91 Days (91 Dias).

No ano de 1920 nosso protagonista irá se juntar a uma família de mafiosos nos Estados Unidos com um único objetivo: conseguir sua vingança contra todas as pessoas que participaram do assassinato de sua família. Estas pessoas fazem parte desta família de mafiosos.

É um anime que promete muito, com ação e emoção, mas principalmente, com uma análise mais profunda do sentimento humano que aflora quando necessitamos extrapolar as limitações de nossa mente e levar dor à outra pessoa, justamente porque ela nos proporcionou dor no passado!

Alguns detalhes maiores sobre este anime:

Durante o período de Lei Seca nos Estados Unidos, os mafiosos americanos a ignoraram as leis e passaram a governar a cidade. Sendo que a história se passa na cidade de Lawless, um lugar que prospera vendendo no mercado negro bebidas alcoólicas ilicitamente fabricadas.

Avilio retorna a cidade de Lawless, depois de algum tempo afastado, após o assassinato de sua família em uma disputa da máfia lá. Em sua volta ele recebe uma carta de um remetente misterioso, levando-o a se infiltra na família Vanetti, os responsáveis pelo assassinato de sua família.

Neste meio ele passa a preparar sua vingança contra esta família.

Killing trás mais matança e vingança, que gera mais vingança. Como a história de 91 dias destes homens guiados por um final trágico destino? Portanto, este anime deve estar na sua lista para estas férias.

 

Por fim, vou falar de um personagem que ou você ama ou você odeia... A maioria das pessoas odeia. Quero falar de SASUKE... Sim, aquele personagem de Naruto! Muito bem, nada de gritos desesperados, ok?

Sasuke é um dos personagens que mais buscou vingança em todo o mundo dos animes e mangás. Ele queria vingar a morte de todo o seu clã. Queria destruir aquele que considerava seu maior inimigo: seu próprio irmão. A vingança consumiu Sasuke de tal maneira que ele foi capaz de entregar seu corpo para experimentos, foi capaz de aceitar ideias erradas e foi capaz de assumir uma postura que não era sua, em verdade, foi capaz de dar as costas para as pessoas que o amavam apenas para atingir seu objetivo: a Vingança.

Mas para que isso serviu? Para que tanto esforço? Que alívio a vingança trouxe ao seu coração? Quero crer que nada realmente foi eficiente. A vingança não trás satisfação, trás apenas mais desgraças.

A vingança está ai para quem quiser pegar, ao alcance de suas mãos. Mas, será que vale a pena? Será que consumir sua alma e sua alegria na ideia fixa de atingir uma pessoa que lhe fez um mal algum dia vale realmente a pena? Será que isso trará alguma compensação? Possivelmente não!

Mesmo assim, a vingança continua sendo um excelente tema para os animes (sem desmerecer). E ai? Qual anime sobre vingança você conhece, além dos citados?




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta