1° Torres Matsuri

Confere aí!

24/07/2016 Última edição em 24/07/2016 às 00:00:00

No útlimo final de semana, ocorreu a primeira edição do TORRES MATSURI na cidade de Torres, litoral do Rio Grande do Sul.

Como alguns devem saber, eu e o Joke somos gaúchos, e ficamos surpresos e felizes ao saber que haveria um evento voltado à cultura japonesa na cidade. Assim que soubemos, entramos em contato com a organização para ter mais informações e para poder trazer para vocês um pouco de como foi o evento.

Na chegada, fomos diretamente para a exposição, onde era possível observar obras de Sumiê, Ikebana, Origami e Kiriê. Confiram algumas imagens das belíssimas obras que estavam expostas:


Sumiê


Ikebana


Kiriê


Arte Ikebana retratada em bordado alemão por um grupo de senhoras

Além da exposição, havia oficinas de Bonsai, Sumiê, Ikebana, Origami, Shodo e Shiatsu.


Bonsai cultivado há 6 anos

O Sensei Eduardo Corrêa, do dojo Kobukan, foi muito atencioso conosco, apresentando-nos as atividades que ocorreriam. Ele é praticante de budo, termo para designar as artes marciais japonesas, envolvendo não só aspectos físicos, como também espirituais e morais, com foco no auto-aperfeiçoamento, disciplina e crescimento pessoal e espiritual. Começou a prática de artes marciais em 1994 e, em 1999, abriu o primeiro dojo Kobukan na cidade de Torres. Atualmente, contam com dojos em várias cidades do RS e de SC, levando a todos artes como Aikido, Iaido, Jodo, Bonsai, entre outras.


Sensei Eduardo

Nós ficamos muito felizes também por conhecer a Sensei Cláudia, que foi muito simpática e atenciosa, explicando-nos as obras da exposição e compartilhando conosco um pouco de suas experiências. Contou-nos um pouco sobre alguns aspectos culturais do Japão, sobre a adaptação no Brasil e sobre as diferenças culturais entre os dois países. Ela participa de um projeto em sua cidade, onde ministra aulas sobre cultura japonesa.


Sensei Cláudia

A sensei Arima, da colônia japonesa de Ivoti - RS, apesar de falar muito pouco o português, foi também muitíssimo simpática conosco. Suas obras de Origami e Kiriê, além da exposição no evento, podem ser apreciadas e adquiridas no Memorial da Cultura Japonesa de Ivoti.


Sensei Arima

Pedimos a ela que escrevesse o nome da rádio em kanji, e ficou lindo!


Rádio Blast

Caso tenha se interessado e queira ficar por dentro de outros eventos organizados pelo dojo Kobukan, acessem o site ou a fan page.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta